Nesta segunda-feira (25), a defesa de Daniel Alves, ex-jogador de futebol, natural de Juazeiro (BA), depositou uma fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões) para que ele possa aguardar em liberdade a decisão final do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. Os juízes da Audiência Provincial de Barcelona, responsáveis pelo caso, estão aguardando os passaportes do ex-jogador para liberá-lo da prisão. Alves poderia ter saído da prisão na quinta (21) e na sexta (22), mas o pagamento da fiança não foi realizado até o fechamento do expediente bancário daqueles dias.
Em fevereiro, o atleta foi condenado a quatro anos e meio de prisão. A defesa recorreu da sentença e pediu que o réu aguardasse a deliberação final em liberdade.
A sentença que concedeu a liberdade provisória também determinou que ele deve manter uma distância de pelo menos 1 km da residência da vítima, não pode tentar se comunicar com a denunciante por nenhum meio, não pode deixar a Espanha e deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quantas vezes for solicitado.
Alves está preso no presídio de Brians 2, um complexo presidencial a 40 Km de Barcelona, onde tem uma casa. A esposa de Alves, a modelo Joana Sanz, vive atualmente na residência.
A mãe do ex-jogador, Maria Lucia Alves, celebrou a sentença nas redes sociais. Ela também é alvo de um processo que corre na Justiça espanhola por ter divulgado supostas imagens da vítima. (Fonte: g1)