O titular da 19ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), delegado Felipe Neri Neto, explicou como foi realizada a operação para conter os detentos rebelados na Delegacia Territorial (DT) de Campo Formoso (norte baiano), ontem (21). De acordo com ele, os criminosos atearam fogo em lençóis e colchões e arrancaram pedaços de concreto das paredes da cela.
Flagrados, os detentos se revoltaram e destruíram as celas, mas foram contidos com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Eles jogaram os pedaços de concretos nos policiais, mas ninguém ficou ferido”, revelou Felipe Neri.
Em cerca de três horas, equipes da DT e da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ambas em Campo Formoso; da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga; e do 6º Batalhão (BPM/Senhor do Bonfim), além de profissionais do Corpo de Bombeiros, contiveram o motim iniciado após os presos serem flagrados serrando as grades da área do banho de sol.
Os bombeiros apagaram o foco de incêndio e os presos foram reacomodados em celas da DT. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) já solicitou junto ao Ministério Público estadual (MPBA) e à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) a transferência dos detentos para uma unidade prisional. (foto/divulgação)