Demanda cardiológica expõe falta de cateterismo na rede pública de Petrolina

por Antonio Carlos Miranda // 06 de maio de 2024 às 09:31

Foto: reprodução

Beira o surreal o fato de Petrolina – cidade com a terceira maior população de Pernambuco – não ter serviço de cateterismo na rede pública de saúde. Segundo fontes deste Blog, Araripina (PE), no Sertão do Araripe, receberá um equipamento para realizar o serviço também pelo SUS. Serra Talhada (PE), no Pajeú, já possui. E é para lá que alguns pacientes estão sendo encaminhados.

Na Capital do São Francisco, o cateterismo ainda é realizado por meio do Hospital Memorial, que pertence à rede privada (embora aceite convênios com o plano dos servidores do Estado). Além do Memorial, a Promatre em Juazeiro (BA), que integra a Rede PEBA, é a única unidade entre as duas principais cidades do Vale do São Francisco a oferecer o serviço. “Ainda, assim, de forma precária”, segundo essa fonte. O Hospital Universitário (HU) de Petrolina dispõe de uma máquina para realizar o procedimento, além de um tomógrafo. O detalhe é que a unidade médica não teria credenciamento com o serviço de cardiologia.

Na última sessão da Câmara de Vereadores, que teve a presença do superintendente do HU, Julianeli Tolentino, o assunto foi abordado pelo vereador governista Diogo Hoffmann. Este chegou a alertar para um possível colapso no atendimento cardiológico em Petrolina, diante da alta demanda ser bem maior do que a logística. Hoffmann ainda lembrou que o setor seria de média e alta complexidade – portanto, foge da alçada do município.

Já Julianeli admitiu o problema, mas argumentou que a cardiologia não é exatamente o perfil do HU. “O serviço de cardiologia (no hospital) é mínimo. Apenas para dar suporte de formação nas residências”, informou. Ele aproveitou para reforçar que não apenas Hoffmann, mas os demais vereadores, precisam de fato bater nessa tecla.

Demanda cardiológica expõe falta de cateterismo na rede pública de Petrolina

  1. Maria disse:

    É um absurdo!
    Mas saúde não dá voto, o que dá voto é asfalto, é fachada.
    Eu não darei meu voto para reeleger prefeito e em nenhum vereador da base governista, eu não olho nem para fachada e muito menos para asfalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários