Os assuntos de destaque na reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dessa quinta-feira (16) foram as demandas do Sertão do Estado. Representante do Araripe, Socorro Pimentel (UB) fez um apelo pela requalificação de rodovias estaduais na região. Entre as vias apontadas pela parlamentar estão a PE-585, que liga Araripina ao Cariri, no Ceará; a PE-615, que leva de Araripina ao distrito de Nascente; e a VPE que conduz ao distrito de Rancharia.
A deputada ressaltou a necessidade de boas estradas para o trânsito de caminhões do polo gesseiro, além do deslocamento da população. “As rodovias que cortam o Araripe são importantes para o escoamento da produção de gesso e para a mobilidade do sertanejo. Quando falamos em estradas, falamos em qualidade de vida, em segurança e em desenvolvimento econômico e social de uma região”, avaliou.
Por sua vez, João Paulo Costa (PCdoB) prestou solidariedade aos reassentados do projeto público de irrigação Fulgêncio, no município de Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco. O parlamentar disse estar atento à suspensão dos serviços da empresa que faz a manutenção das adutoras do projeto.
Ele informou que vai entrar em contato com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para buscar uma solução. “Os produtores estão operando por conta própria, para não ficar sem água. Vou procurar a Codevasf para que essa empresa possa restabelecer os serviços e assegurar que os agricultores do projeto tenham suas produções garantidas”, afirmou o parlamentar. João Paulo Costa destacou ainda que o projeto Fulgêncio conta com mais de 5 mil hectares e 14 mil reassentados.