A Secretaria de Saúde de Petrolina enviou nota ao Blog se posicionando acerca das denúncias sobre a suposta falta de assistência a pacientes com dengue na Cohab VI, zona oeste da cidade. A gestão assegura que vem acompanhando os casos com ações emergenciais e também pede a colaboração dos comunitários para combater os focos de dengue dentro das residências. Confiram:
As ações de controle das aroboviroses continuam sendo intensificadas pela Prefeitura de Petrolina, através dos agentes de endemias, mas é preciso reforçar o alerta aos moradores para a eliminação de possíveis focos em suas residências, mais imprescindível agora nesse momento de isolamento social. Foi realizada uma ação na Cohab VI na última semana e a Secretaria de Saúde está levando para todos os bairros com maior índice de infestação, de acordo com o último LIRAa.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a maior parte dos focos do mosquito transmissor da doença está dentro das casas, por isso é essencial que as pessoas vistoriem com frequência os seus quintais, recolhendo recipientes que possam acumular água.
O trabalho dos agentes comunitários de endemias é fundamental nesse momento em que os desafios são impostos pela pandemia do novo coronavírus. Para assegurar práticas seguras de atuação a essa categoria de agentes, a Secretaria de Saúde reforça que, seguindo as novas recomendações do Ministério da Saúde por causa da Covid-19, apenas os quintais das casas estão sendo vistoriados, como forma de evitar contato direto e próximo com os moradores. Ou seja, é preciso a população redobrar os cuidados no interior dos domicílios.
Areia Branca, Cohab I, tem surgido vários caso.
Gente aqui perto de casa no alto da boa vista tem um matagal com vários e vários focos da dengue nos aqui em casa ja pegamos dengue eu mesmo só em um mês ja peguei 2 vezes
O Prefeito precisa acordar e ver essa situação