Por meio de denúncia, uma equipe do Ibama de Juazeiro conseguiu resgatar 19 caititus (conhecidos como porcos-do-mato) no interior do município de Sento Sé, norte da Bahia. Os animais foram levados por analistas ambientais ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina.
Os caititus foram mantidos em cativeiro ilegal durante muito tempo, mas foram encontrados aparentemente em bom estado de saúde. De acordo com a veterinária Adriana Quirino, “todos eles passarão por análise clínica, procedimentos profiláticos e feitura de exames, e posteriormente todos serão levados para o quarentenário, recinto para o processo de reabilitação para soltura”, explicou.
Antes de serem soltos, porém, os caititus passarão por avaliação de um biólogo da Agência Estadual de Meio Ambiente e serão postos em cativeiro de campo para acompanhamento. Só depois serão devolvidos ao seu habitat, em uma área de preservação no município de Salgueiro (PE), Sertão Central. (foto: Ascom Cemafauna/divulgação)