Depois das denúncias de que a prefeitura estaria “matando de sede” as árvores de Petrolina, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) resolveu convocar a própria população e a iniciativa privada para colaborar com a natureza. Será lançado hoje (11), às 10h, no gabinete do prefeito Júlio Lóssio, o programa de arborização “Uma árvore, uma vida”.
O programa irá sortear prêmios para quem cuidar das árvores. Ao todo, serão três linhas de ação: com pessoas físicas, instituições privadas e repartições públicas. De acordo com o diretor-presidente da AMMA, Gleidson Castro, a iniciativa é um novo conceito de arborização, em que a comunidade, instituições públicas e privadas deverão colaborar ativamente com o meio ambiente.
“A responsabilidade com a natureza é de todos e o programa ‘Uma árvore, uma vida’ chega para firmar essa ideia, mostrando que não só as repartições públicas, como a população e as empresas, têm o compromisso com a arborização da cidade, melhorando sua qualidade de vida”, afirma.
O programa
Para a população, serão sorteados prêmios como televisores, geladeiras e bicicletas. Já as empresas deverão adotar praças e transformá-las em espaços verdes. Assim, elas receberão placas de mármore com a frase “Empresa Amiga do Meio Ambiente”.
Repartições públicas deverão se comprometer com a arborização de espaços no seu entorno ou internamente. Como incentivo, elas também receberão placas e participarão dos sorteios de prêmios.
Os interessados no programa deverão adquirir as mudas na AMMA, localizada na Rua Tobias Barreto, nº 279, no Centro da cidade. Com as plantas, será entregue um panfleto educativo que orienta sobre o programa e ensina a conservar as mudas de maneira correta. Um questionário também deverá ser respondido com as características do local onde a muda será plantada. As empresas privadas que tenham interesse em participar deverão apresentar os projetos de arborização.
Tem um morador ali nas imediações do Supermercado Gigo, na av. Monsenhor Angelo Sampaio, que todos os dias coloca um pouco de água nas plantas no canteiro ao lado do supermercado, isso é um exemplo a ser seguido. As empresas ali poderiam cuidar do canteiro em frente a sua empresa colocando um pouquinho de água, não se preocupem com o custo da água não, a natureza nos dá muito mais que um canequinho de água.
Que tal platarmos: Caraibeira (Tabebuia Caraiba), Oiti (Licania Tomentosa) e Nim. A ornamentação ficaria muito bonita nos canteiros centrais e nas praças da nossa cidade (Petrolina).
Gostaria de dizer que é só uma sugestão.
Não adianta só plantar, alguém tem que cuidar.
Cuidar do meio ambiente é cuidar de você.
O proprietário da Farmazita – farmácia que fica na av. São Francisco -, e alguns mototaxistas colaboram com o meio ambiente, eles estão cuidando de várias plantas. O proprietário da farmácia usa a água que é liberada pelos ar condicionado e climatizador para regar as plantas, com isso não tem despesa com água. Que tal adotar esta ideia? Usar a água desses equipamentos. Quantas pessoas utilizam ar condicionado ou climatizador? Já pensou usar essa água para regar uma planta ou várias plantas? A ideia está lançada.
Abraços,
Luiz Domingos de Carvalho
Vice-Presidente da Associação de Moradores do Bairro de Areia Branca – Petrolina – PE
Excelente idéia! É só ter boa vontade e aplicar!
Não precisa ficar esperando pela prefeitura.
Antes tarde do que nunca! Mesmo assim parabens aos idealizadores do projeto, precisamos fazer de petrolina uma cidade verde, e muito mais agradável para se viver. Cotem comigo serei um colaborador permanente desse programa.
Gostaria de propor juntamente com esse programa uma ação mais efetiva na manutenção da limpeza e ordem da cidade, fica aqui a sugestão, Petrolina é uma linda cidade e precisa ser mais bem cuidada.
Criar um programa para arborizar a cidade é louvável… falta , agora, sensibilizar os gestores para que não derrube as árvores existentes!
Exatamente, arborizar significa incrementar novos espécimes e manter os existentes, além de um programa responsável, qualquer arvore nova plantada, exigira cuidados inicias ate que se mantenha por si só, buscando água na profundidade.
Precisamos ainda orientar os podadores, que desejando arvores “artísticas” deixam as copas mínimas em formas cônicas ou cubicas, deixem a arvore crescer naturalmente, poda só em caso de interferência com rede elétrica e bem planejada.
Pelo menos uma boa notícia, e é válido a opção, se a PMP não tem cacife p/arborizar a cidade que procure parcerias, entretanto o que ninguém informou ainda é que mudas serão distribuídas. Foi feito um estudo de quais árvores devem ser plantadas nas calçadas, quem terá o papel de podá-las p/não danificar a rede elétrica, porque qndº a celpe chega não tem nenhum respeito, faz uma verdadeira desgraça. Não é apenas o fato de distribuição de mudas que vai haver uma verdadeira arborização. Cuidado para não ser apenas mais uma enganação.
Antes de tudo deveriam preservar as plantas já existentes. Vou tirar foto com meu iPad e enviar para este blog o que eles fizeram próximo ao estádio de futebol. Eu ia enviar anteriormente, mas o meu notebook deu uma pane na placa mãe e não tive como enviar. A conclusão que eu tiro sobre a situação dos postos de saúde, da limpeza pública e demais situações expostas neste blog, é que, daqui a pouco a cidade será administrada pela população de Petrolina.
Muito bom. Mais quem receb dinhero dagente pra manter a cidade organisada é a prefeitura e se a prefeitura tem dinhero de sóbra pra gastar no são joão devia gastar com a lipêsa e arborisação da cidade. Cuidar e plantar é obrigação de todos nós com anatureza, de qualquier forma vou plantar mais um arvore na calçada da minha rua e espero que a prefeitura não venham diser que tenho de comunicar antes e tambem não venham a cortar depois. É assim que os politicos vão ap´rendendo a cuidar da cidade com o pótresto do povo que pága imposto.