Sara Letícia da Silva, aluna do Programa ‘Aprova Juazeiro’, foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o mais concorrido da região.
Aluna do programa em 2021, Sara, de apenas 20 anos, já havia sido aprovada no curso de Psicologia da Univasf, mas decidiu se inscrever novamente no ‘Aprova Juazeiro’ e buscar o seu grande sonho, a Medicina. “Eu agradeço muito a Deus por ter me apresentado o ‘Aprova Juazeiro’, à prefeita Suzana Ramos e a toda a equipe do programa que me apoiou, até mesmo na minha decisão de conciliar o curso de psicologia e o pré-vestibular. Foi bem difícil, tinha que adequar o meu tempo de estudo da graduação ao tempo de estudo para passar em medicina, mas deu certo”, disse a estudante.
A prefeita Suzana Ramos ressaltou o orgulho que sente do programa e de estudantes como Sara, que conseguem alinhar o seu esforço pessoal à oportunidade como o ‘Aprova Juazeiro’. “Sara me fez ganhar o dia. Eu costumo dizer que querer é poder, e essa menina tão jovem é um exemplo para outros estudantes. Não basta só ter o curso pré-vestibular, a pessoa precisa se esforçar e estudar. E é isso que eu quero para ver muitos alunos aprovados em vários cursos e universidades da nossa região”, destacou a prefeita.
Servidora pública, a mãe de Sara, Telma Lúcia e Silva, não escondeu o orgulho que sente da sua filha e sua gratidão à prefeita Suzana Ramos. “Eu estou muito feliz com a aprovação da minha filha em medicina e muito grata à prefeita, porque ela não só ampliou o número de vagas do ‘Aprova Juazeiro’, mas aumentou também os benefícios para os estudantes, que hoje têm mais acesso aos simulados e aos materiais de estudo”, frisou Telma.
Aprova Juazeiro
A iniciativa visa a possibilitar o acesso de estudantes da rede pública de Juazeiro a bolsas de estudo integrais em cursos pré-vestibulares, a fim de viabilizar o ingresso em universidades. O programa também oferta o material didático, fardamento e a realização de simulados gratuitamente aos beneficiados.
Em 2022, houve uma ampliação do número de bolsas oferecidas, que passou de 120 para 200, em relação ao ano anterior. E de 2020 a 2022, mais de 200 estudantes ingressaram na universidade com o apoio do ‘Aprova Juazeiro’.