A eleição para a reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deu o que falar esta semana. Ontem (29) o Conselho Universitário (Conuni) da instituição votou a lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor, que tiveram como vencedores na eleição de novembro passado Julianeli Tolentino e Telio Nobre Leite Leite.
Ocorre que a Advocacia Geral da União (AGU) emitiu um parecer anulando o processo de elaboração da lista tríplice por, pela lei, deveria constar também o nome de todos os candidatos que disputaram o pleito de novembro, e não apenas os vencedores. O parecer foi respaldo também pela Controladoria Geral da União (CGU) e Consultoria Geral do MEC.
Em contato com o Blog, o Gabinete da Reitoria justificou ter havido uma falha na redação do texto da ata da votação da lista tríplice, ocorrida no dia 04/12/2015. “O MEC entendeu que no respectivo registro não ficou claro que houve ampla inscrição de candidatos para o cargo de Reitor, no âmbito do Conselho Universitário (Conuni)”, explicou.
Além do reitor, a lista continha apenas os nomes dos professores Mário Miranda e Lúcia Marisy – escolhidos para o Conuni. Como a responsabilidade de nomear os indicados é a presidente Dilma Rousseff, ela poderia fazer cumprir a lei e nomear quem não participou da eleição. Mas ontem tudo foi finalmente resolvido com a inclusão dos demais nomes que concorreram ao pleito, como manda a lei.
Na época comentei entre amigos que estranhava a ausência dos nomes dos que concorreram com atual reitor na lista tríplice. Foi uma falha tremenda. Um erro infantil.
E Dilmentira vai colocar alguém ligado a ela e ao PT. Quem será?