Após quase três anos, o atendimento nos ‘Consultórios Itinerantes’, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e doados pelo governo à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), poderá finalmente ser iniciado. O projeto Consultórios Itinerantes é baseado no conceito de levar atendimento médico oftalmológico e odontológico a crianças matriculadas em escolas públicas em municípios do semiárido.
Cerca de R$ 2,5 milhões foram investidos nos equipamentos, que devem garantir atendimentos voltados às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública municipal. Quatro consultórios móveis (dois oftalmológicos e dois odontológicos), continuam parados no estacionamento da Univasf.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina, o início das atividades dos Consultórios Itinerantes foi pauta de uma reunião entre o prefeito Julio Lossio e o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino. O encontro aconteceu na reitoria da Universidade, ontem (29), e a previsão é de que o atendimento seja iniciado no próximo mês de abril.
A assessoria também informou que, além da consulta médica, as crianças que tiverem óculos prescritos durante o atendimento já irão recebê-los ao sair do consultório. Os contêineres também estão equipados com um laboratório para atendimento odontológico. (foto/arquivo Blog)