Depois de São José do Egito e Salgueiro, cultura popular invade feira livre de Serra Talhada

por Carlos Britto // 31 de março de 2013 às 13:22

feirantes araripina/Ascom PMA_640x426A feira livre utilizada também como palco para manifestações da cultura popular é o intuito do Cultura Livre nas Feiras, projeto realizado pela Fundarpe. As primeiras feiras ‘invadidas’ pela cultura popular foras as do Agreste pernambucano: em Gravatá, Caruaru e Bonito.

No sábado, 30, artistas como os poetas populares Arnaldo Pessoa e Afonso Pequeno recitam versos de improviso para os feirantes e compradores de São José do Egito, no sertão. Além dessa dupla de repentistas, circularam pela feira grupos musicais de forró e samba.

Também no sábado, teve apresentações culturais na feira livre de Salgueiro. Aqui, além de música, houve recital de poesia e exposições artesanais como o artesanato do grupo Mamulengo.

As apresentações acontecem em plena feira livre, e o resultado é que os feirantes podem desfrutar das apresentações gratuitamente. Os artistas por sua vez têm mais um espaço para divulgarem seus trabalhos”, reconhece o prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães.

Nesta segunda-feira, 1º de abril, a partir das 9h, o Cultura Livre aporta em Serra Talhada onde estão programadas três apresentações musicais, entre elas a do Limeirada do Forró.

O projeto Cultura Livre nas Feiras é promovido desde 2011 para dar visibilidade aos artistas populares, tornando-os as atrações principais do evento. “E qual lugar melhor pra isso acontecer do que uma feira livre? Lugar mais democrático impossível“, ressalta Cajá Freire, um dos assessores do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários