A feira livre utilizada também como palco para manifestações da cultura popular é o intuito do Cultura Livre nas Feiras, projeto realizado pela Fundarpe. As primeiras feiras ‘invadidas’ pela cultura popular foras as do Agreste pernambucano: em Gravatá, Caruaru e Bonito.
No sábado, 30, artistas como os poetas populares Arnaldo Pessoa e Afonso Pequeno recitam versos de improviso para os feirantes e compradores de São José do Egito, no sertão. Além dessa dupla de repentistas, circularam pela feira grupos musicais de forró e samba.
Também no sábado, teve apresentações culturais na feira livre de Salgueiro. Aqui, além de música, houve recital de poesia e exposições artesanais como o artesanato do grupo Mamulengo.
“As apresentações acontecem em plena feira livre, e o resultado é que os feirantes podem desfrutar das apresentações gratuitamente. Os artistas por sua vez têm mais um espaço para divulgarem seus trabalhos”, reconhece o prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães.
Nesta segunda-feira, 1º de abril, a partir das 9h, o Cultura Livre aporta em Serra Talhada onde estão programadas três apresentações musicais, entre elas a do Limeirada do Forró.
O projeto Cultura Livre nas Feiras é promovido desde 2011 para dar visibilidade aos artistas populares, tornando-os as atrações principais do evento. “E qual lugar melhor pra isso acontecer do que uma feira livre? Lugar mais democrático impossível“, ressalta Cajá Freire, um dos assessores do projeto.