Depois de treinamento da Codevasf, angolanos se dizem preparados para implantação da pesca comercial no país

por Carlos Britto // 16 de janeiro de 2013 às 20:02

pesca_574x480Os dez técnicos angolanos que estão sendo capacitados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluirão sua formação no final deste mês. Fruto de um acordo firmado em julho de 2012 entre a Codevasf e a República de Angola, o curso tem o objetivo de fortalecer a pesca familiar e a criação comercial de peixes no país africano. O treinamento foi realizado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, na cidade de Neópolis, em Sergipe.

Os técnicos africanos terão a missão principal de operar centros de apoio à piscicultura do Instituto de Pesca Artesanal (IPA) de Angola, semelhantes aos administrados pela Codevasf. Eles serão responsáveis também por prestar assistência técnica e imprimir caráter comercial à pesca, atividade desenvolvida no país africano em nível de subsistência na zona oceânica. Essas ações ajudarão a aquecer a economia nacional, que ficou muito prejudicada pela guerra civil que afligiu o país até 2002.

Como os participantes do curso não possuíam nenhum conhecimento em piscicultura e aquicultura, o treinamento foi iniciado pela parte prática, para que os técnicos tivessem o primeiro contato com a área a ser estudada. Em seguida, os profissionais da Codevasf deram início à capacitação teórica, na qual os dez angolanos puderam aprender sobre reprodução artificial de peixes, produção de alevinos, qualidade da água, operação de equipamentos, preparação de viveiros, entre outros conteúdos. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários