“Depois de votarem contra a escola de Vermelhos vereadores tentam paralisar obra da nova escola de Jutai”, diz prefeitura

por Carlos Britto // 13 de setembro de 2014 às 18:40

Lagoa GrandeApós denúncia feita por vereadores do município de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, dando conta de que a obra da da Escola Municipal do Distrito de Jutaí estariam irregulares devido à falta de estrutura no alicerce, a Prefeitura de Lagoa Grande enviou nota para o Blog esclarecendo que a obra está sendo executada de acordo com os parâmetros exigidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Acompanhem:

Nota oficial de esclarecimento

Lamentavelmente usamos este espaço que é de valiosa utilidade informativa para mais uma vez esclarecer insinuações descabidas, que beira a irresponsabilidade por parte de membros do poder legislativo, os mesmos que votaram contra o Projeto de Construção das Escolas de Vermelhos e Jatobá, agora tentam contestar a construção da nossa terceira grande obra em benefício da Educação deste Município, que tem como maior gargalo a infraestrutura física. A fim de dirimir quaisquer dúvidas a respeito da referida obra, apresentamos os seguintes esclarecimentos:

1.A obra está sendo executada rigorosamente de acordo com os projetos arquitetônicos e complementares disponibilizados pelo FNDE, inclusive com as ART´s (Anotação de Responsabilidade Técnica), devidamente registrada no CREA, através do site http://www.fnde.gov.br/programas/par/par-projetos-arquitetonicos-para-construcao/projeto-6-salas.
2.O projeto estrutural sugerido pelos engenheiros foi com sapatas isoladas. Nesse tipo de estrutura, todas as cargas das paredes e das lajes são descarregadas nas vigas (superiores e baldrame), que posteriormente serão descarregadas nos pilares, que estão sobre as sapatas isoladas.
3.Quando o texto cita que “a estrutura de alicerce que está sendo construída em cima da terra sem nenhuma fundação” é totalmente inverídica a informação, pois a VIGA BALDRAME é dimensionada para suportar as cargas das paredes, o que permite que a mesma seja construída sobre um terreno compactado ou alvenaria de uma vez.
4.A equipe de engenharia optou pelo uso de alvenaria de uma vez, com o intuito de facilitar o nivelamento das estruturas, uma vez que o terreno apresenta um desnível natural. A alvenaria de uma vez não tem nenhuma função estrutural, tendo somente a função de nivelar e facilitar a montagem das estruturas.
5.Quanto à afirmação que “a estrutura de ferragem e alicerce está irregular e consequentemente não oferece segurança”, asseguramos que todas as ferragens estão rigorosamente de acordo com o projeto estrutural fornecido pela equipe de engenharia do FNDE. Orientamos a quem desejar que confira as ferragens que estão sendo utilizadas na obra, sendo totalmente descabida a ideia de que não oferece segurança.
6.Como informação complementar, essa obra foi recentemente fiscalizada ‘in loco’ pelo engenheiro civil do FNDE, Dr. RAIMUNDO DALTON PINHEIRO DE SOUZA JUNIOR, que teceu vários elogios à execução.
7.Ainda como informação a Secretaria de Educação do Município de Lagoa Grande, dispõe de um engenheiro civil exclusivamente para acompanhar as obras em parceria com o FNDE, o Dr. BRUNO MEDRADO (CREA 022990-D), que além desta obra, é responsável pela fiscalização da construção da escola de 12 salas de aula no distrito de Vermelhos, e da construção da escola de 6 salas de aula no Povoado de Malhada Real.

Por fim ratificamos que o nosso compromisso é a melhoria da infraestrutura das nossas escolas para toda a população na cidade de LAGOA GRANDE-PE, que ainda não estão da forma que nós desejamos, e por isso estamos trabalhando sem parar para atendermos as demandas educacionais. Pautamos pela responsabilidade nessas construções, pois o município já não suporta passar novamente pelo processo visto na gestão anterior, que irresponsavelmente desviou recursos de obras do FNDE como as quadras, e criou obras de reforma e ampliação de escolas como a Pedro Álvares, em São Mateus, e a Escola Nossa Auxiliadora. Pagou com recursos do FUNDEB e não executou.

Agradecemos a preocupação de todos: o apoio da população, que sempre esteve ao lado verdade, e solicitamos aos nobres vereadores que continuem nos ajudando no acompanhamento e fiscalização dessas obras, porém usando o bom princípio da decência e da responsabilidade, não tirando conclusões precipitadas nas avaliações, sem o devido conhecimento de causa. Tanto o chefe do executivo desta cidade, Dhoni Amorim, quanto o secretário de Educação, Professor Daniel Torres, têm responsabilidade com uma educação de qualidade e, por isso, estão trabalhando para construir uma cidade melhor para toda a população.

Prefeitura de Lagoa Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.