A última e decisiva semana de campanha municipal está ‘incendiando’ o Recife (PE), após o presidente Jair Bolsonaro declarar seu apoio à delegada Patrícia Domingos (Podemos) na disputa pela prefeitura da capital. O primeiro a se manifestar, dizendo-se “surpreso” – como este Blog já mostrou – foi o líder do governo federal no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), que ratificou o apoio ao candidato Mendonça Filho (DEM). O emedebista justificou que, além da sua capacidade de gestão e da habilidade política, Mendoncinha também está “alinhado com o processo de retomada do desenvolvimento do país”. Agora, quem não gostou nada desse apoio de Bolsonaro foi o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.
Numa nota à imprensa, Ele afirmou que “a presença do senhor presidente da República, um obscurantista e negacionista, no palanque da referida candidata é incompatível com os valores e princípios defendidos pelo Cidadania”, anunciando o afastamento da legenda da campanha de Patrícia. No entanto, o deputado federal Daniel Coelho, que integra o Cidadania no Estado, também já se pronunciou pelas redes sociais assegurando seu apoio à delegada, mesmo indo de encontro ao seu partido.
Quanto a Patrícia, o que resta saber é se o apoio de Bolsonaro pode lhe ser relevante, uma vez que o presidente possui números bastantes desfavoráveis em alguns dos principais colégios eleitorais do país, onde a avaliação do seu governo é considerada ruim ou péssima. Nessa lista estão São Paulo (48%), Rio de Janeiro (41%), Belo Horizonte (38%) e a própria capital pernambucana (44%).