Após a mobilização dos enfermeiros na semana passada, os trabalhadores da enfermagem de nível médio em Pernambuco definiram um novo ato público, marcado para amanhã (15), em defesa da aprovação do Projeto de Lei 2.564/2020 que propõe o piso salarial nacional dos auxiliares e técnicos de Enfermagem, enfermeiros e parteiras. Outra reivindicação será reforçada ao governo do Estado para que inclua os cerca de 10 mil contratados na Lei 1.341/2020 que trata do reajuste dos servidores da saúde. O objetivo é pressionar as lideranças políticas do Estado que integram a bancada na Câmara dos Deputados a votar a matéria, já que o prazo-limite será encerrado no início de abril devido ao ano eleitoral.
A decisão para realizar as caminhadas, que acontecerão na Região Metropolitana (RMR) e no Interior do Estado, ocorreu durante assembleia realizada na última sexta-feira (11). No Recife será pela manhã, às 8h. Outras ações serão realizadas nos municípios que sediam as Gerências Regionais de Saúde (Geres) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana.
Em Petrolina, maior cidade do Sertão, a mobilização acontecerá a partir da 15h, na Praça do Bambuzinho, Avenida Souza Filho, área central da cidade, e é organizada pela sede local do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe). De lá os manifestantes seguirão pelas principais vias públicas da cidade. O ato contará, a exemplo de outras cidades, com o apoio do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE).
“Não podemos esperar mais. A reunião do colégio de líderes foi cancelada, no entanto existe a previsão de acontecer nos próximos dias. Devemos estar mobilizados para que esse encontro aconteça e, assim, encaminhar o PL 2.564 para votação em regime de urgência. Nossa luta é por salário digno e respeito aos trabalhadores que têm mantido o compromisso de cuidar da saúde dos pernambucanos, mesmo diante de tantos descasos sofridos, agravados ainda pela pandemia da Covid-19”, ressaltou o presidente do (Satenpe), Francis Herbert.
Apoio
A caminhada dos trabalhadores da enfermagem de nível médio conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), da Associação Brasileira de Enfermagem/seção Pernambuco (Aben-PE), Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS).