Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alepe), a deputada Teresa Leitão (PT) denunciou, nesta terça-feira (10), na tribuna, o fechamento de escolas, turmas e turnos escolares de unidades da rede estadual de ensino em Recife, Camaragibe, Petrolina (Sertão do São Francisco) e Barreiros (Mata Sul), inclusive turmas de jovens e adultos do turno da noite. A petista levantou a hipótese de estar se repetindo o que o governador São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), fez naquele Estado, fechando escolas sob o argumento da “reorganização da rede de ensino”.
A deputada disse que informações chegadas à Comissão dão conta de que não serão feitas matrículas para 2016 destinadas às escolas, turmas ou turnos atingidos, não havendo explicação da Secretaria Estadual de Educação, até o momento, sobre o motivo ou motivos para o encerramento das atividades. Segundo Teresa Leitão, seriam nove escolas – três no Recife, três em Petrolina, duas em Barreiros e uma em Camaragibe –, a maior parte situadas nas áreas rurais desse municípios.
No plenário da Alepe, a base de apoio do governo não se manifestou sobre a denúncia. “O fechamento de escolas pode ocorrer, mas existe dispositivo normativo que regulamenta a medida, como discutir e dar satisfação a professores, alunos e associação de pais. Recebi denúncias e é voz corrente na rede de ensino o fechamento de unidades dessas cidades. Em Camaragibe seria sob o argumento de que o prédio é alugado. Há possibilidade de fechamento de turmas de jovens e adultos e até de turnos de funcionamento. Não vão abrir matrículas para essas escolas. Não está havendo discussão, não se está discutindo o destino desses estudantes e educadores e não se tem um motivo explicitado para a decisão”, criticou a deputada. (fonte: JC Online/foto: Alepe)
“Legado de Eduardo”! Kkkkkk
Esse é o presente de ano novo dado pelo Governador a Petrolina.
Onde estão os políticos que faziam campanha para concessão de bônus para a UNIVASF? Onde está a UES? Cadê os professores que usavam como argumento a baixa qualidade de ensino das escolas sertanejas? Na hora de defender bonificação todos aparecem com discursos inflamados. Quando é para lutar contra o fechamento de vagas em escolas públicas ninguém se manifesta. Querem bônus, mas não estão nem aí para melhorar a qualidade da escola pública. Atenção estudantes de escolas públicas! Estes hipócritas dizem defender os interesses de vocês, mas na verdade só pensam no próprio umbigo. Pensem nisso.