Deputado alerta para projeto que autoriza bancos a sacar dinheiro da conta de devedores

por Carlos Britto // 10 de maio de 2024 às 16:25

Foto: Reprodução

O deputado federal cearense Mauro Benevides Filho (PDT) levantou um alerta sobre um projeto de lei que está em discussão no plenário da Câmara dos Deputados e que pode ter sérias repercussões para pessoas físicas, microempreendedores e pequenas empresas em relação ao sistema bancário nacional.

O projeto, de autoria do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), propõe novas modalidades de crédito oferecidas pelos bancos aos consumidores, mas inclui uma disposição preocupante: a possibilidade de as instituições financeiras sacarem automaticamente de contas pertencentes a devedores, valores correspondentes ao pagamento de parcelas de crédito 31 dias após o vencimento.

Na prática, isso significa que, se o consumidor ou empreendedor ficar inadimplente por um mês, por qualquer motivo, o banco terá autorização direta para acessar as contas bancárias do titular do crédito e descontar os valores automaticamente. Além disso, o projeto permite ainda que os bancos bloqueiem recursos das contas do FGTS dos devedores para garantir o pagamento de empréstimos, por exemplo.

“O projeto de lei afeta pessoa física, microempreendedor individual, a microempresa e a empresa de pequeno porte. As grandes empresas ficam de fora, ficam só os pequenos para sofrer com o sistema bancário mais do que já sofrem”, alerta Mauro Filho. O projeto teve sua urgência aprovada e será debatido diretamente no plenário da Câmara. Segundo o parlamentar, que é economista, a proposta foi retirada de pauta nesta quarta-feira (8), mas poderá voltar à discussão na próxima semana.(Com informações do Diário do Nordeste)

Deputado alerta para projeto que autoriza bancos a sacar dinheiro da conta de devedores

  1. maria disse:

    Basta o povo pressionar os deputados, lembrando-os de que estão a serviço do povo e não de bancos.
    Esse projeto é um absurdo, um verdadeiro lesa povo.

  2. Maria disse:

    O que o povo acha desse absurdo? O que o povo está fazendo para pressionar os deputados para jogarem no lixo esse projeto?
    Depois não adianta chorar o leite derramado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários