A declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), chocou a todos. Esse foi o sentimento do deputado federal pernambucano André Ferreira (PL). “Não cabe, em hipótese alguma, sugerir uma ideia separatista de país. Nós não corroboramos com este tipo de posicionamento. O Brasil é um só. O governador Romeu Zema, do Partido Novo, foi extremamente infeliz na sua declaração, ‘sugerindo’ uma ‘guerra’ de regiões. Não pensamos dessa forma. Nós somos Brasil, uma democracia consolidada, somos um único País”, afirmou o parlamentar.
“É lamentável um governador de um Estado que faz divisa com a Bahia, um Estado nordestino, desconhecer tanto a nossa região. Representamos o futuro do Brasil. Nós lutamos, sim, mas por igualdade nacional de investimentos, políticas públicas e benefícios à população”, reiterou.
Para André Ferreira, o Brasil não existe sem o Nordeste. “O desenvolvimento do Sul e do Sudeste não existe sem a mão de obra qualificada dos nordestinos. O que eles fariam sem a ajuda do nosso povo? Muito pouco. Nós temos orgulho em ajudar o Brasil. Então, vamos parar com isso. Somos uma coisa só. Pensar diferente disso é ser pequeno enquanto pessoa, imagina enquanto gestor público. Não cabe“, completou.
Em entrevista no último final de semana, concedida ao Jornal Estado de S. Paulo, Zema reivindicou maior protagonismo político dos Estados do Sul e Sudeste, sugerindo a criação de um bloco desses Estados. O governador mineiro chegou a comparar a região Nordeste com “vaquinhas que produzem pouco”.
Acho que infeliz foi o deputado André Ferreira, em nenhum momento o governador Zema falou em dividir o sul e sudeste do resto do país, ele defendeu a união e o fortalecimento dos estados do sul e sudeste.
Quando criaram o consorcio do nordeste na época da pandemia com os 9 ladrões que governavam os estados. ninguém falou nada, foi o maior escândalo, uma vergonha