Após tomar conhecimento sobre o ajuizamento de queixas de 10 mães para obrigar a prefeitura de Juazeiro (BA) a prestar assistência para bebês que ficaram com sequelas após complicações no parto, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC) voltou a reforçar a importância da implantação de UTI neonatal nas maternidades do Estado.
Nóbrega é autor do projeto de indicação nº 22.536/2018, que pede ao governo a instalação dos leitos nos hospitais públicos estaduais. “Sem esses leitos é impossível garantir o direito a saúde e a sobrevida de crianças prematuras, sendo que é o gestor estadual que estabelece essa quantidade“, afirmou.
Juazeiro é um dos municípios que não possui UTI neonatal. Segundo pesquisa recente divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Bahia é o Estado onde mais falta esse tipo de leito. A iniciativa está sendo avaliada pelo relator, deputado estadual Sandro Regis (DEM). Se receber parecer favorável, a proposta será apreciada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e encaminhada à Governadoria. As informações são da assessoria parlamentar.