A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou hoje uma emenda no valor de R$ 80 milhões para o Programa de Combate à Desertificação. A emenda foi apresentada pelo líder do PV na Casa, deputado Edson Duarte, e será incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Atualmente, cerca de 1.500 municípios brasileiros de 11 estados estão localizados em áreas suscetíveis à desertificação. O fenômeno é causado pelo desmatamento desenfreado e pelas práticas erradas de uso do solo para atividades econômicas que extrapolam a capacidade de suporte e de sustentabilidade de uma área.
O líder do PV ressaltou dados de estudo da Universidade de São Paulo (USP) que indicam a desertificação, a partir de 2030, de parte significativa do semi-árido. Esse processo, ressaltou, vai deslocar mais de um milhão de pessoas, que não terão mais condições de sobreviver naquela região.
O parlamentar informou também, no plenário da Câmara, que estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, em conjunto com o Instituto Oswaldo Cruz, aponta que o PIB do Nordeste poderá sofrer uma forte redução nas duas próximas décadas em função da desertificação, provocando uma verdadeira tragédia humana.