O deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) não disse nem que sim, nem que não sobre a hipótese do seu pai, o secretário Fernando Bezerra Coelho (PSB) disputar uma candidatura a Assembleia em 2010. O comentário foi feito ao radialista Francisco José no Programa Opinião (Grande Rio AM) na manhã de hoje (22).
“Ele está acumulando forças para a majoritária. Nós estamos trabalhando para o Senado, mas não depende só dele”, afirmou Fernando Filho, acrescentando que isso vai depender do governador Eduardo Campos, o coordenador do processo. Para o parlamentar, “muita água ainda vai correr por baixo dessa ponte” até março do ano que vem, quando as coisas começarão a se definir.
PEDRO deveria ser Candidato a Estadual e não Fernando, senão próxima eleição dele será a Vereador(que regressão!!!). MIGUEL o proximo Prefeito de Petrolina e assim se vai… Fernando tem que continuar sua caminhada rumo ao senado!
FBC DEVE SE CANDIDATAR A DEPUTADO ESTADUAL SIM. POLÍTICO TEM QUE TER MANDATO.
Trabalhei como entrevistador em pesquisa do Instituto Mauricio de Nassau na cidade de serra talhada, quase ninguem conhecia quem era FBC…….Sei não se há possibilidade de se eleger senador, acho que se a torcida do Santa for tão numerosa e consegui colocar alguem lá certamente estará com o mandato, se não é melhor pendurar as chuteiras.
Puxa vida, esses coelhos só querem prá eles cadê Odacir, será que vão ter a cara de pau de sair a dobradinha para federal e estadual. Acorda Petrolina.
Robson Siqueira
a cidade de Serratalhada só é conhecida como de buraco, passagem para Petrolina e de políticos aproveitadores., conversadores sem substancia …o Inocencio e o Augusto Cezar , sem expressão
FBC é conhecido no estado inteiro, na capital federal, S.Paulo, e onde mais quie vc quer? Imagine agora com o Santa na mão? sabe que vai haver jogos do Brasil no Arruda? hem? até o povo da CBF conhecem ele….! Tá com medo de seus deputados não irem a lugar nenhum?
calma o mundo ainda é de FBC. Odacyr quer só fazer farra, já tá com emprego pode ficar calado…. a não ser que dê para a sua esposa!
Qto aos filhos de fernando, que história é essa dos filhos de FBC Miguel e Pedro! Não dão para qqr política…sópara votar…FBCF já engrenou…. mas os outros pelo amor de Deus1
saiba falar, viu?
Se FBC for candidato à assembreia, será uma baita sacanagem com odacy.
Do que disse FBCFº, a única que se aproveita, que é certa, é que muita água ainda vai passar por baixo da ponte. O resto é tudo conversa pra boi dormir… essa de FBC ser candidato a deputado estaudal então é que ninguem engole mesmo.
fbc nao pode ficar sem madato…
o sertao precisa de um senador…
se eduardo preferir nois aceita uma vice governadoria…
ai o sertao teria ou tera um governador!
depende de muita gente, mas sobretudo dos filhos desta terra!
e preciso a uniao do sertao em torno de FBC
enquanto isso nao acontece…
petrolina vive um caos!
esta sem rumo}?…
FBC não tem vaga pra ele na chapa majoritaria tem que se comformar com que tem dep federal se quiser.
DILMA ROUSSEFF PRESIDENTE
EDUARDO GOVERNADOR
ARMANDO MONTEIRO e JOÃO PAULO SENADORES
escolha DEP FEDERAL OU DEP ESTADUAL?
do jeito que petrolina esta…
o melhor e fbc voltar…
fbc pra prefeito!
EU,
Acho que até em marte ou na lua ele é conhecido, tua familia deve está lá, caia na real.
EU QUERO E PROVA…
ESSE POVO TA PENSANDO QUE FBC E BESTA…
ELE NAO PODE FICAR SEM MANDATO,MAS NAO VAI FICAR SOZINHO
SE FOR PRA ASSEMBLEIA
FBC MATA:
ODACIR,
RANILSON,
CRISTINA,
GERALDO…
E FICA SO!
CE PENSA QUE ELE E BESTA?
BESTA E TU….
ISSO E ,QUEM ACREDITA EM ESTORIA PRA BOI DURMIR
FBC PRA SENADOR.
Família COELHO nos socorra a cidade está se acabando em buracos. Aqui somente os Coelhos sabem administrar isso todo mundo sabe. FBC foi Presidente da FACAPE e agora acabaram com a FACAPE. FBC foi Prefeito de Petrolina e agora estão acabando a cidade. Qualquer COELHO serve. Eles são bons, sorridentes, gostam de festas e deixa o povo Feliz. Petrolina está cheia de buracos, autoritária e triste.
galera. não se preocupem. se FBC for candidato a estadual. ele terá voto sufisciente p ele e arrastar outros, q pode ser ODACY. e será tranquilamente presidente da assembléia legislativa, q dará mais visibilidade…e se for sanador, a coisa pode num ser fácil. e seria um desgaste desnecessário. mas claro q se as pesquisas mostrar q dar p ser senador. certamente será candidato. o homem enxerga longe…
FBC a cada dia inventa mais maneiras de s……. Odacy.
Serra Talhada!! kkkkkkk com certeza FBC está preocupadíssimo com essa sua informaçao.
Tem muita gente iludida com FBC, achar que alguém vota por ser o presidente de um time é muita infantilidade, é secretário e nada tem feito por Petrolina, já tem o começo de um escândalo envolvendo o tão famoso suape, que o mesmo administra, por superfaturamento, isso demonstra uma insegurança para oficializar sua candidatura ao senado e até mesmo deputado.
Uma coisa certa é que ele não está nem aí com os demais candidatos, problema de cada um, pelo poder faz qualquer coisa.
Geraldo, Odacy e Ciro que se exploda!
Duvida? Aguarde!
Abram o olho!
Eu, faz como o Cazuza, mostra a TUA CARA. Quem és tu para redigir um comentário tão hipócrita, maldoso e tendencioso a respeito de Odacy Amorim.Seja mais claro, o você quis dizer o que com isso?Te enxerga mEU…
Opara,
Deveria está, imagine no resto do estado!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acho que Robson Siqueira se enganou na informação, ele quis dizer: ” Trabalhei como entrevistador em pesquisa do Instituto Mauricio de Nassau na cidade de serra talhada, quase ninguem conhecia que Instituto era esse, ai tive que me mudar para Petrolina, terra que cresce, desenvolve-se e acolhe a todos”…
KKKKKKKKKKKKK
Naum tem para onde correr gente, não sejamos hipócritas, Petrolina se sobressai das demais cidades do Sertão, pq tem Políticos competentes, ousados e que não param por pessoas ‘tão pequenas em conhecimento e comentários’, que por não terem competencia só criticam!! Nem filho da terra é e ainda se acha no direito de dar palpite!! kkkkkkkkkkkkk
…ARRANGEM UMA VAGUINHA PARA A PROFESSORA CLEMILDA BARRETO LOGO, POIS ELA PERDERÁ SEUS CARGOS…QUEM SABE PARA VEREADORA.
FBC, volta pra Petrolina, Please!!!! A cidade precisa de você urgentemente…nossa petrolina tá abandonada, sem prefeito, sem secretários, sem administração…tudo tá uma caos…lixo, saúde, educação, infraestrutura, pavimentação…o que tem crescido aqui é só mato, esgoto, e foco de mosquitos.
Sofia,
Acho que quem não é da terra é vc! Gostaria muito de ter nascido em outro canto do mundo, quem sabe em um país onde politicos corruptos fossem fuzilados….
Raio-X do poder no sertão de Pernambuco
Em Pernambuco, existem famílias que controlam o poder local (econômico e político) há séculos. Uma dessas famílias são os Coelho, de Petrolina.
As primeiras povoações do Sertão Pernambuco se deram, segundo algumas fontes, no século XVIII.
As terras, em geral, eram ocupadas conforme era doadas ou compradas da “Casa da Torre” (sesmaria que se tornou distrito, fundada por Garcia D’Ávila ainda no século XVI). Possuidora de grandes porções de terras, foi agregando mais terras a medida que ia combatendo os índios do sertão de Pernambuco, Bahia e até do Piauí.
Onde os Coelho entram nessa história?
O primeiro representante dessa família que se tem notícia, a habitar a região, foi o português capitão Valério Coelho Rodrigues, que obteve uma grande fazenda da Casa da Torre, por volta de 1745.
Essa propriedade (chamada de fazenda Cruz) era tão imensa, que foi desmembrada posteriormente em 20 fazendas. As terras de Valério Coelho abrangiam os atuais municípios (isso só no lado pernambucano das terras) de Afrânio, Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
A principal atividade econômica da época no sertão era a pecuária, extensiva e precária, em virtude de vários motivos, como as dificuldades de comunicação com o litoral, além das secas e dispersão do gado por causa da extensão dessas terras, que ninguém sabia ao certo onde começavam e onde terminavam.
Segundo narram alguns historiadores, o capitão Valério Coelho Rodrigues foi um grande aristocrata, possuidor de um engenhoso espírito aventureiro e empreendedor.
Deixou 16 filhos (8 homens e 8 mulheres). Um de seus filhos, Valério Coelho Rodrigues Filho teve uma filha, Ana Coelho Rodrigues (conhecida como Ana do São João), que, apesar do espírito machista da época, foi proprietária sagaz de uma grande fazenda, no lugar onde hoje se localiza o município de Dormentes.
Casada com Manuel Fernandes, foi avó de Clementino Coelho (conhecido como Coronel Quelê).
O coronel Quelê foi o grande patriarca da família Coelho no século XX.
Foi prefeito e subprefeito por algumas vezes, mas, seu espírito se direcionava cada vez mais para o empreendedorismo comercial, adquirindo cada vez mais terras dos fezendeiros que fugiam da seca, vendendo suas posses por baixos preços ao coronel Quelê, o único que se propunha a comprá-las.
Seu tino tanto para política quanto para as atividades comerciais marcaram o espírito da família Coelho até aos dias de hoje.
Sua esposa, Josefa de Sousa Coelho, mulher estudada e versada na oratória, possuia um espírito conciliador, que equilibrava o ímpeto de seu marido, muitas vezes irredutível em suas decisões.
O coronel Quelê teve muitos filhos. Alguns deles enveredaram pela política, e se tornaram conhecidos nacionalmente, dedicados às profissões liberais e à política. O mais conhecido deles, Nilo Coelho, chegou até ao senado, sendo louvado em discursos por políticos como Marco Maciel (DEM).
Outro filho de coronel Quelê é Paulo de Sousa Coelho, casado com Lisete Bezerra.
Paulo de Sousa Coelho teve 9 filhos, entre eles, um bastante conhecido nosso, neto de coronel Quelê, Fernando Bezerra Coelho, ex-prefeito de Petrolina e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, na gestão de Eduardo Campos.
Os Coelho estão se revezando na prefeitura de Petrolina desde 1955. Mas, algumas desavenças internas marcam a história recente da família. No ano de 1986, um racha político na família acentuou algumas diferenças de posicionamentos políticos, que ficou ainda mais patente com a disputa por uma concessão da rádio FM e uma TV.
Fernando Bezerra (aproximado dos grupos de esquerda) encabeçou um grupo de rebelados, provocando uma dissensão com seus tios Osvaldo e Geraldo Coelho (ligados aos grupos de direita), partidários da “velha guarda” da tradição política da família.
Outros membros da família não enveredaram pela política, mas são grandes comerciantes na cidade de Petrolina e na Bahia, ou profissionais liberais.
Adaptaram-se, os Coelho, as novas estruturas jurídico-político-administrativa a cada mudança na história recente do Brasil, tendo apoiado o Golpe Militar de 1964 e incentivado a redemocratização em 1985.
Por esses meios os Coelho sempre procuraram se rearranjar nos contextos políticos próprios a cada época, e, atualmente não parece ser diferente.
Nas eleições de 1996, segundo as pesquisas de opinião, os candidatos da família a prefeitura de Petrolina somavam mais de 90% dos votos.
Um dos filhos de Fernando Bezerra Coelho, Fernando Filho, nas últimas eleições se tornou deputado federal sem nunca antes ter exercido nenhum cargo eletivo.
Apareceu do nada, e, apoiando-se no prestígio e no poder de sua família na região, foi eleito expressivamente. Quando eleito, ele afirmou à imprensa: “Esse é o meu primeiro mandato, mas a política não é novidade para mim. Sempre estive ao lado do meu pai.”
A tese de alguns cientistas políticos é que, com a redemocratização e a modernização crescente, as antigas oligarquias coronelísticas se redefiniram, articulando-se entre as esferas pública e privada, de forma a manterem seu prestígio, influência e poder nas localidades, numa relação patrimonialista e paternalista-assistencialista.
A partir da apropriação do aparato institucional-administrativo, ocupam cargos nas esferas do executivo, legislativo e judiciário, e mantém locais privilegiados no comércio e indústria, e também nos meios de comunicação (Patrícia Coelho, por exemplo, é diretora da TV Grande Rio, em Petrolina, e filha do deputado federal Osvaldo Coelho).
Exercendo políticas assistencialistas-paternalistas junto à população mais pobre e carente, utilizando-se de verbas públicas federais, estaduais ou municipais, imprimem seu nome particular como gestores de uma grande generosidade pessoal. Dessa forma mantém seu prestígio.
É mais ou menos assim que os donos do poder continuam exercendo grande influência em muitas localidades dos rincões do país.
fonte: http://acertodecontas.blog.br/politica/raio-x-do-poder-no-sertao-de-pernambuco/
A chapa ideal para reeleição de Eduardo Campos é Eduardo Governador, Humberto Vice e Armando Monteiro e FBC senadores. Essa contempla a gerografia política e partidária do Estado. Fernando precisa se aliar a Humberto pra tirar João Paulo do páreo. Ele (JP) vai para deputado federal. Não é lógico??? Veja Humberto foi candidado na eleição anterior e obteve uma boa votação. Foi correto, logo anunciando apoio irrestrito a Eduardo. Ele tem todas as qualificações pra ir pra chapa Majoritária, bem como Fernando, um político inteligente e habilidoso e experiente.
Sou eleitora incondicional do gov Eduardo Campos, mas daí ele ter como vice Humberto Costa ninguem merece, dispenso até comentários…