O deputado Rodrigo Novaes (PSD) levantou a possibilidade dos agricultores do Sertão do São Francisco serem beneficiados com subsídios para investir na agricultura irrigada.
Durante discurso feito ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o parlamentar citou, como exemplo, as terras agricultáveis das ilhas de Belém do São Francisco e as faixas de terra em que o Rio Pajeú está perenizado, num trecho desde a barragem de Serrinha até a foz, como as de maior potencial para o incentivo.
A proposta é diminuir o custo do chamado ‘contador especial’ da Celpe/Neonergia. O valor atual de R$ 3 mil pagos pelo equipamento praticamente inviabiliza o bombeamento d’água para a produção agrícola.
Novaes disse que a ideia de reduzir o preço final do equipamento junto à concessionária já foi levada ao governador Eduardo Campos, que encarregou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, de avaliar as condições que garantam sua implementação. As informações são da assessoria do parlamentar.