Uma proposta apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo deputado estadual Roberto Carlos pretende criar uma Clínica-Escola do Autista, para atendimento de alunos e capacitação de educadores. O projeto de lei tem como objetivo garantir o tratamento multidisciplinar, a capacitação e o aprimoramento de profissionais que queiram trabalhar com pessoas portadoras da síndrome, além de estimular a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular.
De acordo com o parlamentar, a implementação do projeto cumpre a determinações previstas na Lei 12.764, de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em todo o país.
O autismo é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica. Estudos sugerem a presença de alguns fatores genéticos e neurobiológicos que podem estar associados ao autismo. Fatores de risco psicossociais também foram associados. Nas diferentes expressões do quadro clínico, diversos sinais e sintomas podem estar ou não presentes, mas as características de isolamento e imutabilidade de condutas estão sempre presentes.
Para Roberto Carlos, é de fundamental importância a capacitação dos educadores para proporcionar a real inserção escolar dos autistas. “Muitos educadores resistem ao trabalho com crianças e adolescentes portadoras do transtorno por apresentarem ideias distorcidas a respeito da síndrome”, afirmou. (foto: Assessoria/divulgação)