Após o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, que o futuro Governo Paulo Câmara será marcado pelo endividamento da máquina pública, o deputado Silvio Costa Filho (PTB) disse que cobrará da atual administração informações sobre a ‘saúde’ financeira do estado.
Mostrando-se preocupado, o parlamentar enviou uma nota à imprensa na qual lembra que Pernambuco teve um dos maiores crescimentos do PIB na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), paradoxalmente ao que o secretário revelou.
Confiram a íntegra da nota:
Fiquei preocupado com as declarações do atual Secretário da Fazenda, Sr. Décio Padilha. No momento em que o Brasil inteiro precisa fazer um ajuste fiscal, ele sinaliza que a marca do futuro governo de Pernambuco será a do endividamento do Estado.
Em 2010 a dívida líquida de Pernambuco era 4,76 bilhões. Agora, este valor está em 8,79 bilhões. Em quatro anos Pernambuco cresceu sua dívida em 90%, mesmo considerando que o nosso Estado teve um dos maiores crescimentos do PIB neste período.
O Secretário sinaliza que vai se espelhar no endividamento de São Paulo, que é de 130% de sua receita corrente líquida e do Rio Grande do Sul, que é de 204,7% de sua RCL, com o argumento de que é importante endividar o Estado porque os juros dos empréstimos são baixos.
O nosso Estado tem hoje um endividamento de 49%, mas é preciso que fique claro para o povo de Pernambuco que, se o atual governo tivesse priorizado o ajuste fiscal, estaríamos com um comprometimento bem menor.
Diferente do Secretário, proponho que o futuro governador estabeleça como meta o ajuste fiscal em nosso Estado. Não é possível que um governo que se autointitula modelo de gestão no país não perceba que a hora é de economizar, jamais endividar o nosso Estado.
Estou preocupado porque daqui a pouco até o FEM, que foi idealizado pelo então Secretário e futuro Governador Sr. Paulo Câmara, seja repassado às prefeituras com recursos oriundos de empréstimos.
Nós precisamos resgatar a capacidade de investimento de Pernambuco. Não é possível que o Estado esteja atrasando pagamentos dos seus fornecedores. Será que o Estado também vai pedir dinheiro emprestado para pagar fornecedor?
Como Deputado Estadual, estou encaminhando um pedido de informação ao Governo do Estado para conhecer a real situação financeira de Pernambuco.
Silvio Costa Filho/Deputado Estadual-PTB
É bem interessante esse pedido de informações, partindo de quem deu o rombo que este cidadão deu quando secretario de Turismo. Quem não lembra das produtoras e shows fantasmas promovidas por ele, que quase enlameou o Governo Eduardo Campos. Um estouro enorme e ele agora quer pousar de bom moço para pedir informações. Por que não pede explicações a Dilma que ele apoiou e que não consegue tirar o Brasil do Noticiário Policiail; E olhem que estamos apenas no começo de um escândalo interminável e que não se sabe, quando chegar aos cabeças – Lula e Dilma em quanto será o trilionário assalto aos cofres da PETROBRAS. Parece que o Brasil não será mais o mesmo – nunca mais volta ao normal, porque é governado por quem não sabe fazer outra coisa a não ser roubar. Ela – Dilma diz que quer apurar, como se mandasse na Polícia Federal. Nunca se roubou tanto neste país, como agora com os PeTralhas.