As cidades banhadas pelo Lago de Itaparica, no Sertão de Pernambuco, poderão ganhar mais incentivos para a prática da piscicultura.
A proposta foi apresentada ao governo do estado, através de uma indicação na Assembleia Legislativa (Alepe), feita pelo deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD).
Segundo o parlamentar, os municípios de Floresta, Belém de São Francisco, Itacuruba e Petrolândia possuem um abundante armazenamento d’água em razão do lago – fator mais que suficiente para o estado investir e estimular a atividade.
Novaes justifica que a piscicultura poderia abrir o leque econômico daquela região, que ainda vive praticamente da agricultura e pecuária, as quais estão passando por sérios problemas em decorrência da seca. “esta medida não seria apenas uma alternativa passageira de combate à seca, vez que devido às condições físicas e climáticas existentes é possível que a piscicultura torne-se tão forte e importante quanto a agricultura e a pecuária local”.
Espero que a cidade de Itacuruba não sirva de espelho dessa atividade que hoje ja é praticada neste municipio, a concentração da atividade esta nas mãos de empresas e caciques.quando poderia ser nas mãos daqueles que realmente necessita e gostão da pratica.
Bom dia a Todos,
Nem gosto de comentar em redes sociais mais quando vi o comentário feito acima sobre a cidade de Itacuruba, não me contive: Caro amigo ou amiga, vejo que vc não tem conhecimento da historia da piscicultura na cidade de itacuruba. Para seu conhecimento a cidade de Itacuruba é uma referencia na criação peixes da região e o mais importante que além das empresas de grande porte investirem na produção, as pessoas (pequeno produtor) que querem desenvolver essa atividade tem incentivo local. Que bom q vem mais esse incentivo por parte do governo estadual. Falo isso por que conheço em partes a história e conheço também uma associação formada por moradores da agrovila do coité que está produzindo muito bem, olhe que o sentido de cooperativismo não é fácil mais, esta dando certo. No entanto convido-o a conhecer a associação e rever esse conceito.