Deputados aprovam projeto que modifica LRF em favor dos municípios

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2024 às 14:00

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados arquivo

A Câmara dos Deputados aprovou na última semana um Projeto de Lei Complementar (PLP) que retira dos limites de despesas com pessoal os gastos com terceirização e organizações da sociedade civil. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Nely Aquino (Podemos-MG) para o PLP 164/12, da deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), mudando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na prática, isso aumenta o montante que pode ser gasto com despesas de pessoal dos órgãos públicos, pois retira esses gastos do limite fixado em relação à receita corrente líquida (50% no caso da União, 60% para estados e municípios).

Critérios

Segundo a proposta, esse tipo de despesa será considerado como “outras despesas de pessoal” na lista de exclusões agora ampliada.

As situações abrangidas são:

– quando a despesa se caracteriza como fomento público de atividades do terceiro setor por meio de subvenções sociais; e

– prestação de serviços por meio da contratação de empresas, de organizações sociais, de organizações da sociedade civil, de cooperativas ou de consórcios públicos.

Exemplo disso são as empresas terceirizadas de limpeza urbana, contratos de gestão hospitalar e outros. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Deputados aprovam projeto que modifica LRF em favor dos municípios

  1. Sempre Atento disse:

    Eita agora o roubo vai ser grande,tudo por conta do cão agora,viva o Brasil país dos desonesto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários