A mobilização para repatriar os pernambucanos que estão atualmente em Israel foi tema da Reunião Plenária da terça-feira (10) na Assembleia Legislativa (Alepe). O país do Oriente Médio declarou guerra ao grupo Hamas, que controla o território palestino da Faixa de Gaza, após uma série de atentados terroristas ocorridos no último sábado (7).
O deputado Joel da Harpa (PL) solicitou a criação de uma força-tarefa pelo governo do Estado para possibilitar o retorno dos pernambucanos. Ele lembrou que Israel é um destino importante de turismo religioso, e que muitos turistas estão presos em hotéis, sem possibilidade de voltar ao Brasil.
“Nós temos pessoas de diversos segmentos religiosos que estão em Israel, presas nos hotéis, sem conseguir sair. Essas pessoas estão tanto na capital, Tel Aviv, quanto em Jerusalém. Hoje eu recebi uma mensagem de uma senhora que está no país dizendo que não está conseguindo voo para voltar”, relatou o parlamentar.
Em aparte, o deputado Renato Antunes (PL) se somou ao apelo de Joel da Harpa e afirmou que também recebeu pedidos de socorro de conterrâneos em Israel. Antunes ressaltou que a companhia aérea portuguesa TAP, a mais usada para levar os passageiros de Pernambuco ao país suspendeu os voos para Israel. Disse ainda que os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados pelo governo federal não foram suficientes para a repatriação de todos os brasileiros em território israelita.