Derrubada de projeto propondo venda do estádio impõe primeira grande derrota de Lossio na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 04 de abril de 2012 às 07:38

Debates acalorados, discursos inflamados, sessão suspensa e até princípio de tumulto. Foi este o saldo da longa sessão ordinária de ontem (03) na Casa Plínio Amorim, que culminou com a primeira grande derrota do prefeito de Petrolina, Julio Lossio. Por sete votos a seis, os vereadores decidiram derrubar o projeto de lei enviado pelo gestor propondo a venda do Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho.

Apesar de insinuações de que lideranças políticas de peso na cidade teriam persuadido alguns vereadores de oposição favoráveis à venda a votarem contra o projeto, ou mesmo por um possível ônus eleitoral que a decisão poderia implicar, o fato é que a bancada se comportou, desta vez, como oposição.

O único que não seguiu os colegas foi Major Enfermeiro, que votou a favor do projeto de Lossio. Os demais oposicionistas se colocaram contra a venda do estádio. A primeira foi a líder da bancada, Anatélia Porto (PSD). Admitindo ser saudosista, ela começou seu discurso incisiva: “Uma cidade sem memória não avalia seu presente, nem pode planejar seu futuro”. Mas também justificou que a avaliação do terreno onde fica o estádio foi feita abaixo da realidade.

Márcia Cavalcante (PSD) seguiu na mesma linha. Para justificar seu voto contra a venda do estádio, ela também puxou pelo passado ao destacar a importância do equipamento para os desportistas da cidade. “Um petrolinense de coração não destroi a história da nossa cidade”, afirmou.

Reforçaram a decisão os vereadores Zenildo do Alto do Cocar (PSB) e Jussaria (PSB). Já Ibamar Fernandes (PRTB) e Osório Siqueira (PSB) só seguiram os colegas depois de um pedido de dez minutos para que a sessão fosse suspensa e o líder governista, Dr.Pérsio Antunes (PMDB), desse mais detalhes do projeto. A reunião ocorreu a portas fechadas e também contou com os vereadores Dedé da Simpatia (PSDB) e Cristina Costa (PT). Desses, apenas Dedé decidiu votar a favor do projeto.

Osório disse, após a retomada da sessão, que votaria contra porque havia o risco de quem comprasse o estádio deixasse os desportistas da cidade sem local, já que não havia garantia de que uma arena multiuso – proposta pelo Executivo – fosse construída antes da demolição do estádio. Cristina Costa ratificou o colega justificando que o projeto não tinha sustentabilidade. Além disso, explicou ela, todo o processo correu mais rápido do que ela esperava. “Temos responsabilidade nesta Casa”, definiu.

Lamentações

Dos que votaram favoráveis à venda, Raimunda Sol Posto aproeitou para tecer críticas a alguns desportistas da cidade que lembraram o nome do seu filho Joaquim Sol Posto, o qual prestou serviços no setor em Petrolina, mas nunca recebeu sequer uma homenagem, sendo mencionado somente agora.

Já o líder govenista Dr.Pérsio Antunes lamentou a derrota. Ele disse que Petrolina deixou de apresentar um avanço importante para sua história, insinuando inclusive que “já haviam prometido antes uma Vila Olímpica que nunca saiu do papel”. Claramente favorável ao projeto, o vereador Alvorlande Cruz (PRTB) chegou a ser interrompido durante seu discurso por um homem bêbado que entrou no plenário. Ele e Osinado Souza (PP), outro favorável à venda, disseram que a decisão dos seus colegas vai de encontro à forma de “pensar grande” como Petrolina sempre pensou.

Em tom de desabafo, Osinaldo chegou a dizer ter recebido várias ligações telefônicas para mudar seu voto, mas não iria aceitar pressões. “Tenho meus posicionamentos”, declarou. Depois completou dizendo que qualquer prefeito que mantenha o estádio onde está, dá um atestado de incompetente. “É dizer: Petrolina, volte para trás”, alfinetou.

Derrubada de projeto propondo venda do estádio impõe primeira grande derrota de Lossio na Casa Plínio Amorim

  1. Watergate disse:

    So nao se venderam, dessa vez, porque pela comoção popular o povo tava de olho. E foi por pouco.

  2. RoG disse:

    O Fato histórico do estádio não deveria ser argumento pra nada… Pois se não grandes times nunca trocariam de campo.

    Agora, vender pelo preço proposto… Sem projeto Futuro de construção… sem localização… sem PN…. Ahhh Lóssio, vai contar com os ovos antes da galinha é ?

    Tu ja vai fazer o são joão pra tentar se reeleger, e agora quer iludir o povo com uma super arena fantasma ? HehEehH

    Ahh, obrigado pela pavimentação la proxima de casa, mas depois de 4 anos eu não votarei em você por um sorrizalzinho de ultima hora.

  3. Mauricio Dantas disse:

    Ainda bem que alguns membros dessa casa colocaram a mão na consciencia e impediram esse absurdo, não adianta vender um patrimônio público só por vender, sem nenhum projeto concreto em vista para substituir o mesmo, somente falácias sobre a construção de uma “arena”. Muito me admira a vereadora Raimunda Sol Posto justificar seu voto com essa afirmação, será que ela queria que o Estadio fosse rebatizado de “Estádio Joaquim Sol Posto” para votar contra essa venda, como ja foi feito em uma rua da Cohab que leva seu nome, acho que isso não é justificativa aceitável. Quanto ao Dr. Pérsio dizer que Petrolina deixou de ter um avanço, vejamos, se o estádio fosse vendido o que aconteceria: seria demolido rapidamente para construção de luxuosos condomínios e a “arena” a ser construida se arrastaria por anos em projeto, planos, negociações, passando de prefeito pra prefeito sem nunca ser construida, esse seria o “avanço” que o vereador iria entregar a Petrolina.

  4. Afrânio disse:

    A idéia era fantástica. Era o sonho de colocar o futebol de Petrolina com chances reais de disputar no futuro, de igual para igual,com os clubes da capital. Acho que o encaminhamento ao legislativo, do projeto de venda do estádio, ficou a desejar.Faltou o projeto(maquete) da futura arena, acompanhado de sua escritura e
    projeto financeiro. Para um governo que tem uma USINA DE PROJETOS,” pisaram na bola seus assessores e conselheiros “.

    1. OLIVEIRA disse:

      PERFEITO, DISSE TUDO

  5. GPIRES disse:

    Há mais projetos na Câmara solicitando autorização para se desfazer do patrimônio público… o gestor de plantão quer mesmo acabar com o patrimônio do povo petrolinense.

    É preciso barrar esta vontade desmedida de vender os imóveis públicos.

    1. Naja disse:

      Esse tá doido para Odacy ser eleito prefeito. Por que será?

  6. Watergate disse:

    Vender o estadio é exagero e desnecessario, Como ja foi dito, Petrolina nunca precisou vender nada pra conseguir recursos.
    Agora que o estadio não serve mais pra anda onde está, isso é verdade. Precisa ser demolido e no local constuir uma praça com muitas arvores, coisa rara nessa cidade.

    1. Naja disse:

      Apoiado, ali daria uma excelente praça. E para construir a Arena Gonzaga Patriota prometeu que arrumaria a verba para construir. A população espera que ele cumpra a promessa de arrumar dinheiro em Brasília para construir a nossa arena.

  7. petrolina disse:

    kkkkkkkk interessante que o evento chamado forró da espora ganhou por um evento mundial que é a copa do mundo!!! kkkkkkk
    os vereadores que votaram contra devem agora estar sempre lá pra apreciar esse evento muito importante para a sociedade brasileira !!!!!!
    FORRÓ DA ESPORA X ARENA ESPORTIVA (nivel nacional)!!!!

  8. Duarte disse:

    Bom dia,
    Concordo com a venda do estádio para construção da arena, nós temos que pensar em progresso, precisamos crescer, não podemos ficar parado no tempo. precisamos evoluir não regredir. Evoluir, melhorar é a ordem que devemos seguir. Com a construção da arena vai trazer retorno financeiro para petrolina, conhecimento, turistas, investimento de grandes empresas.

    1. Francesco disse:

      Excelente comentário. A turma do contra é “contra” a orla III, o centro administrativo, o novo shopping, a nova rodoviária. Esse tipo de política é de dar nojo.

  9. rogerio disse:

    Petrolina contruiu centro de convenções, avenidas largas sem precisar vender seu patrimonio… nao sou partidario de nenhum politico, mas vejo isso como uma maneira de iludeir o povo de Petrolina…
    Gostaria de lembrar: Kd a fabrica de cerveja artesanal? Kd o novo shopping (que o prefeito Julio Lossio ficou de apresentar o projeto no final de fevereiro para inicio de março e ja estamos no mes de abril) e muito mais…
    Petrolina precisa de novas empresas, fabricas, atacadoes (igual a Juazeiro) para gerar emprego para esse povo sofredor.

  10. Cecilia Schele disse:

    E isso ai, Duarte, mas infelizmente os vereadores que votaram contra, não querem o progresso da nossa cidade. Eles pensam pequeno, são pensamentos como esse que destroem o futuro de uma cidade. Essa arena, seria um avanço. Parabéns ao Prefeito pelo seu pensamento, e pelas obras que vem fazendo.Continuem assim, que irá muito longe.

  11. Raimundo disse:

    Eu gostaria de ver a cara da dupla de vereador de um mandato só, Ozinaldo e Alvorlande. O batman e Rob não conseguiram dessa vez manobrar os vereadores, é o primeiro passo para uma derrota na próxima eleição.KKKKKKKKKKKK

  12. a verdade kd? disse:

    Cada dia fico me sentindo mais enojado com esses politicos que se dizem eleitos pelo povo e que por eles lutam, Vereador é um cargo que já deveria ser excluido. com certeza é muita grana jogada fora! Um bando de fantoches se hoje Julio propô a vinda de Deus a Petrolina, os vereadores vão dizer que é o diabo.

  13. zeldir araujo souza disse:

    Lamento muito a venda do estadio ter sido impedida por alguns vereadores que nao tem compromisso com Petrolina.Alguns vereadores como Anatelia Porto,ja estao em plena campanha ou seja so fazem o que o partido manda,como disse o vereador Osinaldo.Mas na hora do vamos ver,nós eleitores vamos da o troco.

    1. . disse:

      Voce ja è famosa por ser baba ovo do Osvaldao, tanto voce quanto seus familiares….caia na real zeldir!Tira o olho gordo de cima ,xó urubaca!

      1. . disse:

        eita parolas …..;ou paroladas?Zeldir,..no dicionario aurelio,parola= fofoqueiro,aquela que vive de fofocas,e invejosos,voce sabia o significado dado a seus familiares,minha cara? só nos faltava uma parolada dessas…,vai no dicionario e veras …..rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários