O Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) iniciou, nessa terça-feira (3), a 9ª edição do Curso de Comunicação Social e Media Training. Realizado no auditório do Quartel do Comando Geral, o evento contou com a presença do secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello, que ministrou palestra sobre os desafios da comunicação e o impacto das mídias sociais.
A aula, transmitida via Zoom para os assessores de comunicação da PM em todo o Estado, também contou com a participação do diretor de Comunicação Social da PMBA, coronel André Carvalho, e do subcomandante-geral, coronel Nilton Machado. Durante o evento, foi destacada a criação das funções de assessorias de comunicação nos comandos de policiamento da PMBA, que será oficializada no novo quadro organizacional da corporação.
O secretário André Curvello enfatizou a importância de uma comunicação estratégica e técnica, especialmente no contexto da segurança pública, e chamou a atenção para a necessidade de uma legislação específica para combater as fake news. Segundo ele, o tratamento sensacionalista de temas relacionados à violência muitas vezes deturpa a percepção pública das ações da polícia.
O curso, que segue até o dia 27 de setembro, já capacitou 370 policiais militares desde sua criação em 2017. Nesta edição, 26 oficiais participam de disciplinas como Oratória, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Relações Públicas, totalizando 180 horas de formação.