A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro (BA) reuniu no último sábado (10) professores, gestores, coordenadores pedagógicos das Redes Municipal e Privada, para o Seminário ‘Direitos Humanos e o Desafio da Indisciplina Escolar’, no auditório da secretaria, no Centro da cidade.
De acordo com Ana Paula Barbosa, coordenadora do Programa Correção de Fluxo da Seduc, as pesquisas apontam que a falta de disciplina é um dos maiores responsáveis pelo mau rendimento dos alunos na escola, e também o principal tema abordado em reuniões de pais e mestres. “O trabalho com as turmas de distorção idade-ano, em que a maioria dos alunos traz uma história de evasão, repetência, baixa autoestima e falta de acompanhamento familiar, a falta de disciplina é apontada com maior ênfase. E foi a partir de conversas entre mediadores do programa sobre situações vivenciadas em sala de aula com os professores do ‘Se Liga’ e do ‘Acelera Brasil’ que surgiu a ideia de realizar o seminário, cujo objetivo é promover o diálogo entre educadores e demais profissionais sobre este fenômeno que muito se discute e muito nos preocupa”, explicou.
O evento contou com as palestras sobre Direitos Humanos, ministrada pela diretora de ensino da Seduc, Carla Cunha; ‘Atuação do Conselho Tutelar’, com os conselheiros Charles Vargas e Iguaraciara Santos; e o tema central, com a psicóloga da Secretaria de Educação de Petrolina, Anyelle Brito.