Desafios e conquistas marcam homenagem da Câmara de Petrolina às mulheres

por Antonio Carlos Miranda // 07 de março de 2023 às 19:43

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

A Câmara Municipal de Petrolina antecipou-se ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março) e realizou, na manhã desta terça-feira (7), uma bela e emocionante homenagem a todas elas. A sessão solene, como não poderia ser diferente, foi presidida pelas vereadoras Maria Elena (UB) e Samara da Visão (PSD) – as duas representantes do sexo feminino no Poder Legislativo local.

A primeira parte da sessão foi destinada a um balanço das conquistas das mulheres. No caso de Petrolina, uma luta de anos finalmente virou realidade: o serviço 24 horas, em definitivo, da Delegacia Especializada em Atendimento às Mulheres (DEAM). O município sertanejo é um dos quatro grandes do Estado a ser beneficiado com a ação, anunciada recentemente pela governadora Raquel Lyra.

O público presente ao plenário – a maioria mulheres – viu pioneiras como a professora Elisabet Moreira e Marici Amador, que já traziam no ano de 1984 o debate sobre a participação feminina na Constituinte. Os dados foram trazidos pela professora da UPE, Socorro Lacerda, uma das forças feministas mais reconhecidas em Petrolina.

Representando a prefeitura, a secretária executiva de Projetos Estratégicos, Bruna Ruana Nunes destacou a necessidade da mulher em perceber que precisa estar unida às demais para enfrentarem os desafios na sociedade moderna, que ainda são muitos. Ela lamentou, por exemplo, que a casa legislativa ainda tenha um número ínfimo de mulheres, afirmando que essa realidade precisa ser mudada.

Outro questão relevante, e provavelmente a mais alarmante, foi apresentada pela socióloga e professora da Univasf, Juliana Tonche. Ela citou o recente relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, intitulado ‘Visível e Invisível’, cujos dados reforçam “um quadro de gravidade da violência e violações contra mulheres, que não são novidades no Brasil”. Ela lembrou que no período mais crítico da pandemia, quando o isolamento era um dos meios de combate à doença, as agressões físicas, sexuais e mortes de mulheres aumentaram consideravelmente.

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Homenageadas

A parte final da sessão foi reservada às mulheres de vários segmentos da sociedade petrolinense destacadas pelos atuais vereadores da Casa Plínio Amorim, que receberam lembranças simbólicas de cada um deles. A parte cultural ficou por conta do Baque Opará e da cantora gospel Monaiza Carvalho. Um coquetel após a solenidade foi servido ao público que prestigiou o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários