De todas as modalidades de esporte amador em Petrolina, o handebol é certamente o que consolida sua tradição a cada torneio no qual faz parte. Foi assim, mais uma vez, na 14ª edição dos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco (Jocipe).
Não bastasse o desempenho da equipe masculina, as atletas do handebol feminino fizeram jus a essa história, conquistando pela primeira vez o campeonato da modalidade no Jocipe. Os jogos aconteceram de 18 a 22 desse mês, em Caruaru e Gravatá.
As equipes petrolinenses já conseguiram êxito ainda na fase regional (sertão), em Petrolina, sendo finalistas para a disputa em Caruaru. Já as finais de voleibol e futsal, modalidades em que a cidade também teve representantes, foi disputada em Gravatá.
O técnico de handebol das seleções masculina e feminina de Petrolina, Rogério Granja, acredita que o principal ingrediente para manter a trajetória de sucesso dos atletas locais é o apoio. Não o do empresariado – que ainda é tímido, é verdade -, mas sobretudo dos pais e dos diretores de escolas.
“Se eles não tivessem a compreensão dos pais, do diretor e de cada professor das escolas, de que precisam de um apoio maior porque eles, além de alunos, desenvolvem outra atividade importante, que é o esporte, eles jamais chegariam a ser o que eles são”, pondera Rogério.
O treinador, que há 15 anos dedica-se a sua profissão, informa inclusive que pretende elaborar um projeto com o intuito de apresentá-lo aos órgãos governamentais com o intuito de oferecer alternativas aos esportistas após concluírem sua vida escolar. Para Rogério, os atletas não se sentem estimulados a continuar no esporte porque quando deixam a escola, não vêem caminhos para continuar como esportistas na região.
De acordo com o diretor municipal de esportes, Brito Júnior, a Prefeitura de Petrolina tem procurado garantir a logística adequada aos atletas amadores. No Jocipe deste ano, por exemplo, todas as equipes tiveram apoio integral, desde o transporte da viagem até a disponibilização do material esportivo e quadras para o treinamento dos mesmos.
Mas a meta pelos próximos anos, conforme Brito Júnior, é ampliar esses benefícios. “Queremos garantir mais qualidade nesse trabalho, valorizando nosso alunado e dando incentivo financeiro aos técnicos. É dessa forma que iremos trazer mais títulos”, pondera, o diretor.
Parabéns a toda equipe de Brito Junior pelo belíssimo trablho com os atletas do municipio. Resultado maravilhoso!
Bom trabalho ! parabéns aos jogadores e a todos os que os apoiam. Exemplo que não é preciso ficar reclamando dinheiro da Prefeitura, do Estado, do Governo de ….