Dando continuidade ao levantamento sobre mão de obra especializada em Petrolina, o Instituto Múltipla de Pesquisas trouxe dados referentes à taxa de desemprego no município.
Pelos números, o maior percentual de desempregados está entre os homens (7,1%) e, sobretudo, entre pessoas na faixa etária dos 16 aos 24 anos (16,4%) – neste caso se refletindo no primeiro emprego, segundo o instituto.
A taxa de desemprego também é elevada entre aqueles que possuem somente ensino fundamental (7,8%) e maior ainda entre as pessoas que se declararam negras (13,3%), deixando à mostra o preconceito racial que, infelizmente, é ‘maquiado’ não apenas aqui, mas em todo o país.
O trabalho, realizado na sede e zona rural, contou com dois supervisores e sete pesquisadores de campo, que fizeram as entrevistas entre os dias 14 e 19 de novembro de 2013.
A metodologia envolveu uma seleção de setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). A medida de tamanho é a população residente nos setores. Posteriormente é atribuído um número fixo de entrevista para cada setor censitário e definidas as cotas das variáveis (Sexo, Idade, Escolaridade e Renda Domiciliar). O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.