A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma) promoveu em Petrolina a segunda das cinco oficinas regionais para elaboração do Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAE-PE. O encontro contou a participação de técnicos do Governo do Estado, membros da sociedade civil organizada, representantes de organizações não-governamentais e de setores produtivos de 14 municípios do Sertão do São Francisco e Sertão de Itaparica.
As oficinas tiveram um caráter consultivo e serviram para a coleta de contribuições dos envolvidos no processo de desertificação no Estado para a elaboração do programa.
“Muitas vezes o homem do campo não sabe o que significa desertificação. No entanto, está tão envolvido no cenário, que passa a ser uma importante fonte de contribuição nesse processo de construção do Programa Estadual de Combate à Desertificação. É com a participação dessas pessoas que o programa será elaborado”, disse o secretário-executivo de Meio Ambiente da Sectma, Aloysio Costa Junior.
As próximas oficinas serão realizadas nos municípios de Triunfo (28, 29 e 30/04), Garanhuns (5, 6 e 7/05) e Taquaritinga do Norte (12, 13 e 14/05). Ao todo participarão dos encontros programados representantes de 118 cidades da região do Agreste e Sertão do Estado.
A iniciativa tem a parceria com Ministério do Meio Ambiente, Agência de Cooperação Alemã, Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, Associação Municipalista de Pernambuco e organizações e movimentos da sociedade civil.