Desrespeito: calçadas de Petrolina dificultam trajeto de pedestres

por Carlos Britto // 07 de maio de 2012 às 12:45

O excesso de buracos nas calçadas de Petrolina ou mesmo a ausência delas, é alvo de críticas e reclamações por parte da população. Os problemas que são percebidos em pontos importantes do centro e também dos bairros da cidade, envergonham muitos cidadãos, que conhecem seus direitos de transitar em locais seguros.

O leitor Éder Gomes, atento a seus direitos, enviou um relato ao Blog que acompanhado das fotos mostram, os problemas vivenciados pela grande maioria dos pedestres de Petrolina.

Acompanhem:

A responsabilidade pela conservação as calçadas é do proprietário. Essa é a regra geral, muito cômoda, diga-se de passagem, adotada pelos municípios brasileiros. À Prefeitura caberia fiscalizar e cobrar a tal manutenção/conservação, com medidas administrativas e/ou judiciais.

Uma medida que vem sendo adotada pelas cidades bem administradas é o IPTU progressivo. Por este mecanismo, se o proprietário não cuida do seu imóvel (murar, fazer a calçada, etc), o IPTU vai tendo sua alíquota elevada, ano a ano. Mas, como é de conhecimento comum e geral, a omissão é que é a regra.

Nessas imagens temos duas situações:

1 – Calçada em torno da subestação da CELPE no bairro Atrás da Banca. Além de não existir calçada, tornou-se depósito de lixo de todos os tipos e qualidades (entulho, lixo doméstico, lixo hospitalar, etc).

2 – Na Av. Cardoso de Sá, Orla de Petrolina, resolveram instituir uma “boate a céu aberto” e para melhor conforto dos clientes, a calçada foi anexada ao espaço, com direito a grandes para mostrar aos pedestres que a calçada não é deles.

E os pedestres fazem o quê? Só porque não pagam IPVA não têm direito à um pavimento descente? Ou a cidadania só existe para quem tem cabeça, tronco e rodas? Bom seria se os problemas fossem somente estes.

Éder Gomes de Sá Carvalho

Desrespeito: calçadas de Petrolina dificultam trajeto de pedestres

  1. Berta disse:

    Perceba que a grade da boite/bar continua durante o dia. Isto é uma vergonha. Por onde anda o Código de Postura do Município de Petrolina? Queremos que a Prefeitura se posicione!

  2. Eder Carvalho disse:

    Agradeço a Carlos a consideração. Ressalvo alguns erros “digitativos”:

    1 – A responsabilidade pela conservação das calçadas…
    2 – … com direito a grades…
    3 – Só porque não pagam IPVA não têm direito à um pavimento decente?

  3. pool disse:

    acessibilidade, palavra bonita, mas ser cadeirante em petrolina éhumilhante, as calçadas tomadas por obstaculos, desde mesa de bar, lixo carros estacionados em cima da calçadas, já vi ate viatura de policia em cima de calçada(em frente aos correios da praça de taxi)em fim onde esta a secretaria da defesa pública esse orgão existe onde esta suas ações

  4. FIRME disse:

    RESPEITO É BOM E TODOS GOSTAM, ESSA MISSÃO É OS MIBS HOMENS DE PRETO DA ORDEM PÚBLICA.

  5. Eder Carvalho disse:

    Tens razão FIRME, é papel dos homens de preto. Mas eles não são onipresentes, cabe a cada um zelar pelo nosso “condomínio”, que é a cidade, e apontar os desvios quando acontecem. A passividade é a nossa mais séria e danosa epidemia.

    1. pool disse:

      existem coisas em lugares tão central que não nessecita ser onipresente , EM frente a prefeitura tem um trator ao LADO NA CALÇADA DA PREFEITURA TEM UM CARRO

  6. MARCOS disse:

    Pior é do outro lado, caos puro.

  7. NORDESTINO disse:

    O pior e que a população também não tem respeito na rua do umbuzeiro na areia branca os proprietários de algumas casa fizeram em cima da calçada uma bancada onde nem os velho e nem uma criança pode passa muito pior um cadeirante eu vir uma criança cair la e teve de ir ão hospital dar ponto . uma vergonha, Carlos acho isso ai das fotos muito errado mas la e outra coisa vergonhosa .

  8. Camila_Jua disse:

    Tava vendo ai, quem e a cidade mais suja e desorganizada? Petrolina! cidadezinha pequena e pobre de espirito. Falo e repito ATENÇÃO EMPRESÁRIOS NÃO INVISTA EM PETROLINA!! SE EMVESTIREM VÃO FALIR!!!!!!!!!!!

  9. Watergate disse:

    Essa boate/bar/buteco realmente passou dos limites.
    Ocupa calçada, as vezes ate mesmo parte da pista.
    Não sei como ainda nao aconteceu um acidente mais grave ali, onde carros passam a toda velocidade a alguns palmos das mesas ou grade.
    Fora o som desproporcional que pertuba todos os moradores da área.

    1. Pedrosa disse:

      Esse bar que fica ao lado de um Hotel vem oferessendo risco a todos que passa pela aquela avenida,de carro,moto,ou a pé, enclusive aos proprios frequentadores ja que alguns condutores de veiculos chegam aparar seus carros ao lado da grade que fica as magens da avinida para bater papo obistruindo a avinida Cardoso de Sa e quem vem atras que se vire pra nao bater neles provocando um grave assidente.Que vergonha.

      1. pool disse:

        a prefeitura tem conhecimento, já comuniqueia eles varias vezes. o secretario segurancia pública tem conhecimento almoço aos domingo no hotel ao lado anexo ja vi ele saindo um dia de lá

  10. Ligado disse:

    ALI NAQUELE ESPAÇO PUBLICO DA FOTO NA ORLA, É PURA FARRA DOS PLAYBOYS E DAS PATRICINHAS FILHOS PAPAI.. NINGUÉM MAIS SUPORTA TANTA FALTA DE EDUCAÇÃO PARA COM PRÓXIMO. ESPAÇO PÚBLICO POR LEI É COMUM A
    TODOS…
    P E T R O L I N A T E R R A D O S I M P O S S Í V E I S

  11. Indignada disse:

    E olhe que essas fotos são da orla da cidade (área considerada da elite) e na parte do povão como deve está? Cidade onde quem manda é o poder aquisitivo.

  12. Chicó disse:

    Quando um carro ou caminhão passar por cima de uma duzia de fanfarrões (deste bar aõ lado do hotel) aí a culpa é do motorista…idiota é quem frenquenta lugares como este que não oferece segurança alguma. Façam algo pois se continuar do jeito que está vai acontecer uma desgraça…infelizmente!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários