Um detento do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ) que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi selecionado, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ocupar uma vaga na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Carlos dos Santos Silva, 39 anos, garantiu vaga no curso de Administração – um dos mais disputados da universidade. No ano passado Carlos, que é chamado pelos colegas de “Professor”, conseguiu ser selecionado para curso de Matemática na Universidade Federal do Espírito Santo.
Segundo o mesmo, para o Enem de 2014 houve uma dedicação maior, pois desejava superar as notas do ano anterior, o que de fato aconteceu, como por exemplo, na prova de redação ficou com 820 pontos. Ele ainda encontra-se na lista de espera para o curso de Psicologia, também na Univasf, com grandes chances de ser selecionado.
Ressocialização
O Enem para as pessoas privadas de liberdade pode resultar numa das séries de ações do processo de ressocialização, pois enfatiza que a política de educação amplia a possibilidade de reinserção do preso na sociedade. Sem contar que a realização do exame para o preso atende a um direito no qual o objetivo é a humanização e remição da pena pelo estudo, além de dar oportunidades e possibilidades de ressignificar a vida para muitos que se encontram privados de liberdade.
parabém ao blog de Carlos brito por levar essa notícia a todos os seus leitores e parabéns ao interno pelo esforço que a justiça lhe garanta esse direito.
Parabéns ao Carlos e a toda equipe de Professores e Pedagogo do Conjunto Penal de Juazeiro.