Diante da grave crise dos combustíveis provocada pela paralisação dos caminheiros em todo o país, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) – órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) – está informando aos criadores que a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa será prorrogada. O novo prazo é até o dia 15 de junho, para a compra da vacina e até o dia 30 do mesmo mês para declarar o rebanho.
O governo estadual e vários municípios decretaram Estado de Emergência devido ao desabastecimento de combustível. Com a paralisação dos caminhoneiros se prolongando, a distribuição de vacinas foi afetada e muitas localidades estão sem o produto para revender. O deslocamento dos produtores até os escritórios da Adagro também foi afetado, daí a decisão de prorrogar o prazo para que nenhum produtor seja penalizado.
Até o momento 50% do rebanho já foram declarados nos escritórios da Adagro e quase 59 mil produtores ainda devem imunizar seus animais contra a doença. A Regional de Petrolina apresenta a menor cobertura vacinal (30%); já a Regional Sertânia já imunizou 67% do plantel. As informações são do Governo do Estado.