‘Dia D’: Juazeiro tem pouco mais de 60% do público alvo imunizado contra poliomielite

por Carlos Britto // 09 de junho de 2024 às 14:54

Foto: Edinázio Dias/Ascom PMJ Sesau

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro (BA), na sede e zona rural, ficaram movimentadas no dia de ontem (8) por conta do ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. “Entendemos a importância da vacinação como controle de doenças e manutenção da saúde da nossa população e, por isso, sempre nos empenhamos em mobilizar a população para que se imunizem. Vacinamos, até agora, pouco mais de 60% do público-alvo da campanha e esperamos, com o Dia D, nos aproximar mais da metade de 95%“, disse a secretária Ana Lúcia Araújo.

Tainá Rocha fez questão de levar o filho para tomar a vacina na UBS do Alto da Maravilha. “Estou sempre atenta a todas as vacinas, porque sei que é importante para a saúde dele. Espero que todos os pais levem os seus filhos para ficarem protegidos“, disse.

A campanha será encerrada na próxima sexta-feira (14) e a vacina está disponível em todas as UBSs. O esquema vacinal para crianças menores de um ano prevê três doses: aos dois, quatro e seis meses. Já crianças de um a quatro anos, mesmo que estiverem com este esquema vacinal completo, devem receber a dose oral da vacina. A meta é vacinar 95% das crianças na faixa etária de um ano a menor de cinco anos do município

Documentação

Para tomar a vacina, é preciso levar Certidão de Nascimento ou RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacina.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a doença afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, sendo que uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários