A Secretaria de Saúde de Petrolina realizará nesta quarta-feira (24) o ‘Dia da Mancha’. A ação acontecerá no bairro Vila Eduardo, zona leste da cidade, e tem o intuito de diagnosticar, precocemente, casos de hanseníase na comunidade, além de esclarecer sobre os sintomas, estágios e tratamento da doença.
O evento acontecerá no Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, das 8h às 12h, onde médicos, enfermeiros e agentes comunitários estarão atendendo à comunidade.
“Todas as pessoas que apresentarem manchas no corpo serão avaliadas e, caso seja diagnosticada a doença, vão iniciar o tratamento na unidade”, esclarece a coordenadora da AME da Vila Eduardo, Raíssa Brandão.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, 11 pacientes passam por tratamento na unidade. A AME Saúde da Família Bernardino Campos Coelho, localizada na Vila Eduardo, abrange ainda os bairros São José, Loteamento Eduardo e Cidade Universitária.
A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, o mycobacterium leprae – um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica, com aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos.