Com a proposta de incentivar a tecnologia da Sacharina de Palma, a Prefeitura de Petrolina promoveu nesta semana um Dia Especial na Unidade Demonstrativa ‘Terreiros Produtivos’, na fazenda Carretão, localizada comunidade de Atalho, zona rural do município. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas – entre agricultores, técnicos, estudantes e professores que puderam conhecer as técnicas utilizadas por meio da fermentação da palma forrageira.
O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, também teve o objetivo de orientar e capacitar os agricultores para o uso de estratégias sustentáveis que possam garantir recursos suficientes à segurança alimentar dos animais durante os períodos mais críticos de seca.
Idealizado pela prefeitura, o projeto dos Terreiros Produtivos aproveita ao máximo as águas de poços tubulares para ampliar a produção e renda dos agricultores. A primeira unidade demonstrativa foi inaugurada neste ano e utiliza a água de um poço tubular com vazão de 3.000 litros/hora, irrigando inicialmente uma área de 0,5 hectares de palma e 0,4 hectares de sorgo forrageiro, além do umbu.
Nesse trabalho, os agricultores também são orientados a empregar a água salobra de forma correta, técnica e em quantidades pré-estabelecidas nas pequenas plantações de espécies características da região. Além desta, mais unidades demonstrativas serão implantadas pela prefeitura em outras localidades da zona rural. Com informações da assessoria da PMP/SDEA.