Comemorado neste sábado, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) será marcado em Juazeiro (BA) por uma homenagem às pessoas que perderam suas vidas para a Covid-19. O momento acontecerá através de uma parceria da prefeitura com o Rotary Club Juazeiro e vai envolver a secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), o Núcleo Regional de Saúde Norte, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AFibroVasf) e a Agrovale.
Para marcar a data, será realizado o plantio de mudas de árvores, simbolizando o Memorial da Saudade às pessoas vitimadas pela doença na cidade. A ação acontecerá na orla de Juazeiro, a partir das 8h.
“A Semaurb, em parceria com o Rotary Club, tem como proposta da Semana do Meio Ambiente realizar o plantio de mudas com o objetivo de apoiar familiares que perderam seus entes queridos vítimas da Covid e ao mesmo tempo preservar sua lembrança. Plantar uma árvore representa o amadurecimento e florescimento de algo que foi semeado por você. Plantar uma árvore é a primeira ação de semear a terra, cuidar, regar, esperar crescer e colher. Vamos semear vidas e a partir dessa ação conscientizar a todos da importância do meio ambiente“, frisou Thalita Carvalho, educadora ambiental da Semaurb.
Quem desejar participar da ação e fazer o plantio de uma muda de árvore para homenagear um parente que morreu de Covid em Juazeiro, deverá preencher um formulário digital elaborado e disponibilizado pelo Rotary Club. Com a informação prestada no formulário, após o plantio, cada árvore irá receber uma placa com o nome do ente querido falecido.
Memória coletiva
As informações serão usadas para implantar na memória coletiva do povo de Juazeiro o momento pelo qual está passando. Na plataforma da Prefeitura registrando com um mapa todos que partiram por causa da Covid-19, cada árvore receberá um número que identificará o homenageado. No futuro teremos o registro em mapa de cada um, através desse Memorial dentro da plataforma da Prefeitura de Juazeiro.
“O Memorial da Saudade é para valorizar em forma de registro histórico e através do plantio de uma árvore cada uma das vidas perdidas para o Covid-19. Queremos fazer sobressair a força da empatia e cooperação entre as pessoas. Bem sabemos que vivos ou mortos nunca seremos números e sim pessoas que, já de alguma forma, contribuíram com o bem dessa população de Juazeiro“, pontuou Francisca Teonília de Carvalho Medrado, presidente do Rotary Club Juazeiro.