Dia Nacional da Caatinga é celebrado em Sento Sé com ações educativas

por Carlos Britto // 25 de abril de 2024 às 15:05

Foto: Tony Lopes/Ascom PMSSÉ

Celebrado nacionalmente em 28 de abril, O Dia da Caatinga ganhou uma programação especial em Sento Sé, no norte da Bahia. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), este ano decidiu celebrar a data antecipadamente, com a realização de ações educativas e de conscientização.

Ontem (24), uma das ações que integra a programação comemorativa atraiu a participação de aproximadamente mil estudantes ao longo de todo o dia na Praça Central. A turma participou de palestras, recebeu mudas de plantas nativas e conheceu um pouco mais sobre este importante bioma, através da exposição de banners, espécies nativas, entre outros artigos relacionados ao tema.

Iniciamos a programação no dia 16 de abril com a realização de plantio de mudas no monte, onde contamos com a participação de alunos do Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé, e hoje realizamos a culminância da programação com um momento educativo, que foi aprovado pelos participantes“, explicou a titular da Sematur, Tereza Rodrigues.

Palestras

Um dos temas abordados nas palestras foi o Recaatingamento, projeto desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) com foco na recuperação e conservação da caatinga.

O evento contou com a parceria do IRPAA, escolas das redes municipal, estadual e particular, além dos adolescentes e equipe que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Sento Sé (NUCA), que estiveram acompanhados da sua mobilizadora, Giselda Carvalho.

O evento de hoje foi bastante interessante. Aprendi coisas novas sobre as plantas nativas da Caatinga. Gostei bastante da venda de produtos feitos da aroeira, como o sabonete, e dos doces e geleias de Umbu. A doação das mudas foi uma ação muito importante, acredito que assim mais pessoas possam conhecer sobre as espécies da nossa caatinga“, ressaltou o aluno do Colégio Municipal Dep. Jayro Sento Sé Modelo CPM de Gestão Compartilhada, e integrante do NUCA, João Luiz Ferreira de Queiroz Junior.

O município é reconhecido como ‘Capital Mundial do Bioma Caatinga’, pela vasta extensão territorial do bioma, que é exclusivamente brasileiro, com biodiversidade que se adapta à escassez de água e às altas temperaturas. A sua preservação é importante para o planeta, pois é responsável pela absorção do maior causador do efeito estufa. A caatinga também é rica em fontes de matérias-primas, como fibras, plantas medicinais e frutos silvestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários