Hoje, 3 de junho, é o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, uma data importante criada para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do Rio São Francisco. Em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), a manhã foi bastante movimentada.
As águas do Velho Chico receberam centenas de pessoas que, no vai e vem entre os dois municípios, participaram de uma ‘barqueata’ realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e viram de perto a situação de degradação do rio. O evento fez parte do movimento “Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico”.
Estudantes das escolas públicas municipais também participaram do ato, além de ativistas, pescadores e comunidades tradicionais. Durante o percurso, foi debatida a situação em que se encontra o Velho Chico e os presentes puderam conferir de perto o assoreamento, diminuição das matas ciliares e o esgoto que é jogado diretamente no rio, causando destruição.
Ainda durante o cortejo de barco, foi realizado o ato simbólico de devolução de águas ao rio e um peixamento (entrega de alevinos nas águas do Velho Chico). A campanha segue até o domingo (5) e toda a programação pode ser conferida acessando aqui. (fotos/reprodução Facebook)
A natureza chora e lamenta,
Rio de lágrimas barrentas
Quem olha não acredita,
Antes águas cristalinas
Hoje somente um rio barrento.
Salve o Velho Chico
daqui a pouco tempo será a data de morte, porque não falta quem use o nome do velho chico em vão, o que move é atitude.