O líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Odacy Amorim cobrou do secretário de Saúde do estado, José Iran Costa, o cumprimento dos repasses conveniados com o governo para o funcionamento de unidades de saúde no sertão – entre elas o Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina.
“Eu lembro que quando nós levamos o Imip para Petrolina, ficou acertado com o estado, na época, um apoio no valor de R$ 300 mil, mas isso não vem acontecendo. Ninguém pode fugir das suas responsabilidades, senhor secretário. Era para o estado formar uma parceria com o Hospital Dom Malan, mas isso não aconteceu”, disse o parlamentar, que preside a Comissão de Saúde do poder legislativo estadual.
A ponderação do petista foi feita durante a apresentação do relatório de gestão fiscal da Secretaria Estadual de Saúde nos quatro primeiros meses de 2015, ocorrida nesta terça-feira (16). O secretário Iran Costa conduziu a apresentação do balanço, que tratou – entre outros pontos – do montante e a fonte de recursos aplicados, de auditorias concluídas ou iniciadas, e da oferta e produção de serviços prestados, segundo os indicadores de saúde.
Costa justificou que a crise econômica é o principal motivo do governo para reduzir investimentos na saúde do estado. Como presidente do Colegiado, Odacy externou preocupação com as declarações do secretário, sobretudo pelos informações que diz ter recebido de que não haverá abertura de novas unidades de saúde enquanto não houver uma melhoria da receita estadual. A reunião contou com as presenças dos deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da oposição na Alepe; Lucas Ramos (PSB), Socorro Pimentel (PSD), Simone Santana (PSB), Waldemar Borges (PSB) e Dr. Valdi (PP).