A presidente Dilma Rousseff (PT) assumiu o compromisso de agilizar a liberação de recursos para a obra dos sistemas flutuantes do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina, a partir da tomada de água localizada em Sobradinho (BA), o que amenizaria o risco de colapso no principal polo produtor de frutas do país.
A informação foi repassada pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT). Segundo o parlamentar, o ministro Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) teria ouvido da própria Dilma, numa viagem de Brasília a Pernambuco, onde a presidente inaugurou a fábrica da Jeep, em Goiana, na última terça (28), que tem interesse em realizar a obra. Os sistemas flutuantes estão orçados em R$ 60 milhões, segundo estudos técnicos da Codevasf.
Odacy relatou que o órgão acompanha desde o ano passado o problema da redução da vazão do rio São Francisco para a irrigação no Nilo Coelho. E lembrou que desde que levou o problema a Armando Monteiro, o ministro tem sido fundamental na intermediação junto à Dilma para a viabilização dos recursos na implantação dos flutuantes.
É ODACY, NÃO TEM OUTRA SAIDA,O CAMINHO É ESTE MESMO FALAR DIRETAMENTE COM A PRESIDENTA,SE VOCÊS , FOCE ,PARA ESTE LADO,ASISTÊNCIA, TÉCNICA , NÃO TINHA PARADO NÃO, QUÊ É LEI, PARA OS PROJETO DE IRRIGAÇÃO, AGORA LEVE ELA NO PROJETO BEBEDOURO, AMOSTRE O SISTEMA DE SULCO,VEJA A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE CORRE NOS DRENOS, O QUE ADIANTA FALAR EM ECONOMIA DE ÁGUA, SE EXISTE PROJETO COM IRRIGAÇÃO, DE INUDAÇÃO, BEBEDOURO É 75%,MENOS QUE ESTE VALOR,VOU LHE DAR UMA DICA O PRESIDENTE DA CODEVASF, FALOU NO DIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, QUE A CODEVASF, TINHA COMPROMISSO COM OS PROJETO QUE ESTAVA INICIANDO, COBRE DELE , SOBRE O PONTAL, 300, AGRICULTORES DE SEQUEIRO.