Dilma revela detalhes das torturas que sofreu nos porões da ditadura

por Carlos Britto // 18 de junho de 2012 às 06:03

A presidente Dilma Rousseff foi colocada no pau de arara, apanhou de palmatória, levou choques e socos que causaram problemas graves na sua arcada dentária durante as torturas que sofreu na ditadura, segundo revelam os jornais “O Estado de Minas” e “Correio Braziliense”.

Ambos periódicos reproduzem uma entrevista de Dilma ao Conselho de Direitos Humanos de Minas Gerais concedida em 2001, na qual narra as torturas que sofreu entre 1970 e 1973, quando foi detida e condenada por um tribunal militar como militante de um grupo de esquerda que lutava contra o regime militar.

No depoimento, a presidente disse que às vezes não sabia se os interrogatórios “de longa duração” aconteciam de dia ou de noite.

Os torturadores costumavam amarrá-la de cabeça para baixo para depois aplicar cargas elétricas, um método de tortura que “não deixa rastro, só te mina“, segundo as palavras da presidente.



”O estresse é feroz, inimaginável. Descobri, pela primeira vez, que estava sozinha. Encarei a morte e a solidão. Lembro-me do medo quando minha pele tremeu. Tem um lado que marca a gente pelo resto da vida”, afirmou Dilma.

Essas sessões de torturas foram realizadas no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi) de São Paulo, e também em uma prisão da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.(do UOL Notícias)

Dilma revela detalhes das torturas que sofreu nos porões da ditadura

  1. RoG disse:

    e ela tá querendo descontar o que levou dos militares no POVO BRASILEIRO é ? Merece então apanhar é mais….

  2. Uma leitora disse:

    Que falta de respeito cidadão RoG!
    Se hoje o sr. desfruta de democracia ao ponto de poder ser publicado essa tua infeliz colocação neste blog, (ou poderia ser em outro veiculo de comunicação), foi em razão da luta de pessoas corajosas, de pessoas de uma geração que sofreu, mas enfrentou a ditadura militar, a exemplo de Presidente Dilma Russef. Muitos não sobreviveram dos porões do DOI-CODI.
    Se o sr se colocasse dessa maneira entre os anos 1964 e 1985, o sr sofreria consequencias.
    Ainda bem que gozamos de democracia, e usufruímos uma constituição ampla, geral e irrestrita, além de sermos governados por um governo eleito pelo povo brasileiro.

  3. Renata Alencar disse:

    E TUDO ISSO PATROCINADO PELA ORGANIZAÇÕES GLOBO
    QUANTAS PESSOAS MORRERAM COM AJUDA DA REDE GLOBO?
    O BRASILEIRO AINDA ABRAÇA ESSA TV MALDITA!

  4. Mônica disse:

    De sobrevivente a Presidente. Ninguém merece esse tipo de sofrimento. Contudo, as torturas e os sofrimentos mudaram de padrão, ao invés de torturas, sofremos com a corrupção e toda as suas consequencias. E imaginar que Ela esteja talvez fazendo parte disso.

  5. Chrystian disse:

    Sim foi torturada, e também torturou militares, os militares pelo capitalismo, já eles pelos comunas, fico pensando imagine se jango ficasse no poder, íamos ser um irmão de Cuba, eita a ditadura ainda persistia mas não militar e sim Comunista. Coitado do Brasil só tinha dois caminhos, se não escolhesse um ia acabar que nem o Che… esse que fez grande criticas ao Imperialismo Americano, percebeu que estava encurralado pelo Imperialismo Soviético.
    Se corre o bicho pega e se ficar o bicho come… Lamentável mas são os fatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários