A Vigilância à Saúde e o Programa Municipal de Controle da dengue de Petrolina, divulgou o resultado dos indicadores da pesquisa que identificam as áreas de risco para ocorrência da dengue. O trabalho, denominado Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti – LIRAA foi realizado no período de 08 a 11 de março.
De acordo com o Gerente de Endemias, Jailson Luiz de Araújo, os indicadores mostraram que atualmente o Índice de Infestação Predial geral para o Aedes aegypti no perímetro urbano é de 1,2% e o Índice Geral de Breteau (refere-se ao número de recipientes habitados por formas imaturas de mosquitos em relação ao número de casas examinadas para o encontro de criadouros) é de 1,2%, portanto considerado de meio risco pelo Ministério da Saúde para ocorrência e Epidemia de Dengue. “Houve uma redução nos índices de infestação de 4% e 2% para 2,7% e 1,2%”, ressaltou.
Jailson Luiz de Araújo avaliou também que na mesma pesquisa foi constatado um aumento nos índices dos estratos seis e sete que inclui entre outros os bairros, Maria Auxiliadora, Vila Eduardo, Henrique Leite, Areia Branca, Vila Marcela e Caminho do Sol, passando de 1,4 e 0,8 para 1,9% e 1%, Os indicadores serão utilizados como instrumento de identificação de áreas de risco para a ocorrência da Dengue no município.
O passo seguinte, segundo Araújo é intensificar as medidas de controle para prevenir ocorrências de epidemias.