Depois de alguns óbitos registrados na Maternidade de Juazeiro (BA) nos últimos meses, inclusive denunciados através da mídia baiana, a unidade médica foi palco de mais um caso. Desta vez, o fato foi registrado no plantão de ontem (31/08). Segundo a direção da unidade, episódios semelhantes “jamais serão encarados como dado estatístico”. Numa nota de pesar, a direção manifesta solidariedade à família e afirma que, “assim como para os casos recentemente noticiados na mídia, medidas foram tomadas”. Destaca, ainda, que “profissionais envolvidos e responsabilizados passarão por requalificação ou serão afastados – comprovada imperícia no exercício das suas atribuições”.
Acompanhem a nota, na íntegra:
A Direção da Maternidade Municipal de Juazeiro, baseada no princípio do controle social e respeitando o princípio da transparência que norteia as nossas ações, comunica que ocorreu um óbito perinatal no plantão desta quinta-feira durante o dia, em 31 de Agosto.
Registramos aqui que antes de tudo nos solidarizamos e nos colocamos à disposição da família neste momento de pesar.
Ressaltamos que o fato relatado ou episódios semelhantes jamais será encarado como dado estatístico, “mais um número” ou uma “fatalidade”, haja vista envolverem pessoas em um momento especial das suas vidas, e que tem um desfecho trágico em relação ao planejamento que é feito para todo e qualquer nascimento.
Ressaltamos também que, assim como para os casos recentemente noticiados na mídia, medidas foram tomadas e mais ações serão somadas no intuito de fortalecer a nossa instituição:
Profissionais envolvidos e responsabilizados passarão por requalificação ou serão afastados – comprovada imperícia no exercício das suas atribuições;
Ampliação das equipes de Enfermeiros e Médicos Obstetras;
Readequação do Centro Cirúrgico da Maternidade;
Treinamento em serviço com atualização e discussão do Protocolo da Maternidade;
Ações integrativas com a Atenção Básica, aproximando a maternidade das equipes da Estratégia de Saúde da Família e fortalecendo a potencialidade do pré-natal na identificação dos problemas que podem contribuir para o resultado desfavorável na gestação e no parto;
Lançamento do Programa Mãe Sertaneja, estimulando a integralidade e a promoção à Saúde no Pré-natal e nos primeiros anos da infância.
Estas e outras ações estão sendo executadas de modo a tentarmos readequar a Maternidade ao desafio de mantermos um serviço custeado com recursos próprios do município, porém que tem atendido a toda uma região que abrange 53 cidades, com atuação verdadeiramente regional para o Vale do São Francisco.
Lembramos que a Maternidade é uma verdadeira conquista e um patrimônio das famílias de Juazeiro, sendo esta luta de todos, já que não deveria haver lados distintos quando queremos a mesma coisa: um sistema de saúde digno da grandeza da nossa gente.
Direção da Maternidade Municipal de Juazeiro (BA)
É INADIMISSIVEL QUE O PODE PÚBLICO, SE MANIFESTE DESTA FORMA, GENTE SE TRATA DE VIDAS, QUE FORAM PERDIDAS, DE MA~ES QUE FICAM DESESPERADAS PELA FALTA DE HUMANIDADE NESTE HOSPITAL, O DINHEIRO É DO POVO.