A direção do Hospital Dom Malan/Imip rebateu as denúncias do vereador Elismar Gonçalves, sobre o episódio que envolveu a morte de uma crianças de 4 anos que faleceu dentro de uma UTI aérea. Durante audiência pública na última quinta-feira (13), o vereador atribuiu à morte da criança ao fato do HDM ter se omitido em realizar a transferência do paciente que só foi transportado até a UTI aérea graças ao trabalho do Samu.
Acompanhem a nota na íntegra:
Toda a remoção do paciente em questão foi fruto da dedicação da equipe assistencial do HDM na UTI Infantil, que entrou em contato com a Central de Regulação, obteve a senha para a internação em um serviço de terapia intensiva pediátrica na capital Baiana. A equipe inclusive conseguiu que fosse acionada a UTI aérea do estado da Bahia, para que a criança pudesse ser removida de acordo com os padrões de segurança exigidos.
A equipe assistencial sempre esteve passando as informações para os familiares referentes ao quadro da criança e colocou todos a par da gravidade da situação. Por esse motivo foram tomadas todas as precauções necessárias como o acionamento da UTI terrestre do SAMU, com equipe especializada, para fazer a remoção da criança até o aeroporto, tendo em vista que o HDM não possui uma ambulância com esta especificação.
Apesar de todo o cuidado prestado infelizmente a criança faleceu. Durante a remoção foram prestados todos os cuidados necessários para a reanimação da mesma. A emissão da declaração de óbito, em situações como esta, cabe a equipe que estava prestando assistência a remoção por isso foi realizada desta forma. Não há qualquer interesse da unidade de saúde em não preencher declaração de óbito que seja atribuição do HDM, até porque estatística de mortalidade infantil é indicador da região e não apenas de uma unidade de saúde.
A Direção do HDM desde já se solidariza com a família por este momento de dor e perda e se coloca a disposição para todo e qualquer esclarecimento.
Esse vereador é pequeno até nos conhecimentos e nas informações, não entende de saúde e fica fazendo politicagem até no momento de dor.
Aja paciência neste ano de eleição.
Aja paciência mesmo Hana.
ele deveria era cobrar do seu aliado prefeito para olhar para essa cidade linda que esta indo pro ralo.
nessa segunda feira eu tava passando ao lado do parque josefa coelho quando me deparei com aquela vergonha de rua que ali existe .tentei desviar dos buracos mais nao consegui e a moto caiu num buraco e empenou.
fiquei envergonhado com a falta de interesse do poder publico de petrolina em pleno centro uma situaçao daquela. eu acho tanto lado a como lado b deveria era observar esse tipo de coisa em vez de ficar criticando um a outro.
fica aqui a minha pergunta cadê o dinheiro dos impostos que nois pagamos porque se nois cidadoes quer andar no seu transporte tem que pagar em dia se nao leva multa.