Diretora da UPE esclarece problemas da instituição

por Carlos Britto // 30 de março de 2010 às 07:04

Socorro Ribeiro_diretora da UPE

A diretora da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, Socorro Ribeiro participou ontem (29) do programa Carlos Britto no Ar na Grande Rio AM e esclareceu as dificuldades que a instituição vem enfrentando com a falta de recursos para pagar os 40 professores substitutos e a necessidade de realização de concurso público para contratação de mais docentes.

Segundo Socorro Ribeiro “a universidade luta por novos cursos e novas vagas, pela interiorização do ensino superior. Mas, infelizmente o governo não está acompanhando a oferta e não faz concurso para contratar mais professores”, destacou.

Depois que o governador Eduardo Campos instituiu a gratuidade da universidade (UPE) em dezembro do ano passado, o pagamento dos professores substitutos ficou comprometido. “Quando os alunos pagavam uma taxa de R$ 27, nós gastávamos R$ 120 mil por mês para pagar água, luz e professores. E agora o governo ainda não repassou recursos para pagamento dos docentes”, pontuou. A diretora ainda disse que “em 2009 e no início do semestre deste ano utilizamos os recursos da faculdade para manter os professores. Por isso que respondemos no Tribunal de Contas por utilizar estes recursos. Mas justificamos a inclusão social ao Tribunal, porque o aluno é um cidadão que procura uma universidade pública para uma educação de qualidade. Com esta justificativa nossas contas foram aprovadas”.

Socorro Ribeiro disse que para tentar resolver o déficit de professores na universidade será enviado um documento ao reitor e ao governo do Estado. “Estamos concluindo um documento que relata todos os problemas da faculdade, para enviar ao governador e ao reitor Carlos Calado”.

Ela ressaltou que se o governo não oferecer nenhuma solução a faculdade irá tomar outra atitude. “Fizemos uma paralisação, agora estamos escrevendo um documento e se o governo não der uma resposta, infelizmente temos que ter outra atitude”, declarou.

Diretora da UPE esclarece problemas da instituição

  1. Faculdade Luxuosa disse:

    Vocês deveriam ter humildade pra reconhecer que o problema está em vocês, fazer politica escancaradamente à Jarbas Vasconcelos, e esquecem de dar andamento aos trabalhos da Faculdade.
    Inclusive no dia da reunião no auditório, levantou a bandeira contra o governo atual e foi duramente repreendida pelo presidente do DCE.
    Faculdade que tem luxo, pode olhar em baixo dos tapetes, algo de errado existe..

  2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Até hoje o Estado nunca teve compromisso com Petrolina no ensino superior, basta comparar a FACAPE (municipal), a UNIVASF (federal) e a FFPP (estadual), qual delas é a pior? tá claro que a pior é a FFPP. O Estado de Pernambuco humilha e discrimina nossa região, só tem olhos para Recfie e o Litoral.

    Basta comparar Ilhéus/BA, que tem a Estadual, que é a UESC; compare Juazeiro do Norte/CE e região, lá tem a URCA; Conquista/BA, lá tem a UESB. Todas essas universidades são estaduais, Pernambuco é o Estado mais centralizador e o que mais discrimina o interior no Nordeste no quesito ensino superior.

    No resto, o debate fica comprometido quando aparece gente do PSB e lulistas postar comentário político-partidário aqui no blog. Isso é desviar o foco do assunto!

  3. Gelza Araujo Lacerda disse:

    Muito bonito! Parabéns senhora diretora por se expor em um programa e ganhar o papel de vítima. A comunidade acadêmmica juntamente com a sociedade continua “alienada”, como a senhora mesmo afirmou na plenária e no artigo postado no dia do manifesto aqui mesmo no blog do Carlos Brito, onde a Srª disse: Tirei do valor referente a investimento para pagar o salário dos professores contratados, pois os alunos só pagavam ao final de cada semestre para garantir matrícula no semestre seguinte. Dito isto, a senhora se auto condenou pois, se desviava p/ os salários de professores porque não no final de cada semestre esse valor não era posto de volta ou melhor investido no que era necessário. (ESTRUTURA E CONDIÇÕES DE ENSINO ADQUADA).
    Enquanto a gestão atual, e que por sinal, é passada de geração p/ geração não mudar sua prática pedagógica a unidade acadêmica continuará sendo prejudicada e ano após anos existirá essa disputa entre governo, a cada gestão, só mudará o nome do governados.
    DEIXO MINHA INDGNAÇÃO EXPOSTA: não é só culpa do governo, a gestão precisa se esfoçar e trabalhar de verdade sem usufruir de CAIXA 2, e carros luxuosos como o COROLA ANO 2009.
    VENDE O COROLA !

  4. DORA disse:

    NÃO SEI POR QUE CRISTINA COSTA E ISABEL CRISTINA
    QUE É PINK E SELEBRO DE PETROLINA NÃO AJUDA ADIRETORA!!

  5. SINTIA disse:

    OLHA TUDO É POLITICAGEM…É ANO DE ELEIÇÃO…. O PT QUER ELEGER SEU GOVERNADOR,E FICA COM ESSA JOGADA…O DCE E DO PT….DIVONALDO É PT E TODA DIRETORIA……ELE É CONTRA A GRATUIDA…. NA FRENTE DO GOVERNADO E DOS ESTUDANTES ELES FORAM A FAVOR E POR TRAZ É CONTRA…..CHEGA DE FARÇA FFPP…ORA DE MUDAR….ESSA FAMILHIA TEM QUE DEIXAR DE REINAR…..É MUITA GRANA INVOLVIDA,,CPI NA FFPP URGENTE!!! PREFEITO CAMARA DE VEREADOES DEPUTADOS,DA CAs DEC,CADER VCS NESTA LUTA….ESTUDANTAS DE HISTORIA CADER NÃO SÃO REVULICIONARIOS A HORA É AGORA!! SOCORRO…O PT TEM QUE TE AJUDAR…..VERIADORA E DEPUTADA….E AGORA!!! QUERO VCS NA CPI…..

  6. indignado coma hipocrisia dessa diretora! disse:

    Sinceramente esse senhora coloca as coisas de uma forma como se ela nada tivesse haver, falar que foi comprometido o pagamento dos professores substitutos pela gratuidade, mas eh fato que muitos dos alunos, senao 90% deles so pagavam as taxas quando iam se matricular, quando perguntaram isso a ela na assembleia que teve ela mudou de assunto devido ao fato de não saber responder…precisamos de uma UPE integrada plenamente com a formação de professores adequados, profissionais descentes, mas as condiçoes daquele lugar sao fortemente desistimulantes, ninguem quer sentar numa cadeira para assistir aula e sair com roupa rasgada, ou ver um professor de idade levar umaqueda por causa de um buraco no meio da sala. PRECISAMOS DE AJUDA, A UPE PRECISA SOBREVIVER A ESSE TIPO DE GENTE!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários